Cuidados no Fim da Vida. Por Onde Começar?

É necessário respeitar o princípio da autonomia...

*LEANDRO AMARAL | Acompanhar um ente querido acamado é uma das atitudes mais bonitas que o ser humano pode realizar. No entanto, a quantidade de pessoas preparadas para conduzir esta situação é muito reduzida. Tendo isto em vista, o JAMA Internal Medicine publicou o resultado de uma pesquisa com cuidadores de pessoas restritas ao leito, incapazes de reconhecer os familiares e que sofrem dor contínua e severa.

A comunicação assertiva é fundamental no seguimento de todas as doenças. Hoje, com a maior liberdade de expressão entre familiares, seria esperado transparência no diagnóstico e decisões compartilhadas entre familiares. No entanto, a pesquisa revelou que apenas 1 em 5 cuidadores acertava qual a conduta o paciente tomaria, caso estivesse incapacitado de se comunicar. Logo, é notória a adoção de medidas para resolver este problema.

É necessário respeitar o princípio da autonomia e modificar a estratégia de auxílio ao doente. Os futuros responsáveis pelo paciente precisam ser acolhidos pelos profissionais da saúde que por meio de uma avaliação global discutem as opções de tratamento e possíveis desfechos com reconhecimento antecipado das preferencias e vontades, bem como o paciente gostaria de ser tratado, se estiver incapacitado de se expressar.

# Com base no site da JAMA Internal Medicine.