DE CLIENTE A DONA: EMPREENDEDORA CONTA COMO MONTOU UMA FRANQUIA

Edilma Freitas.

Depois de um curso de empreendedorismo, Edilma Freitas do Nascimento viu que sua cidade tinha uma oportunidade de negócio

A paixão pelos cosméticos e por vendas sempre esteve presente na vida de Edilma Freitas do Nascimento. No início, ela era só consumidora da marca Mahogany. Depois virou vendedora, executiva de vendas e agora é franqueada da marca. Mas todo esse sucesso não aconteceu de um dia para o outro, e sim depois de muito planejamento, trabalho e uma dose de ousadia.

Edilma é proprietária da única franquia da marca na região de Irecê, e viu nesse nicho a oportunidade de empreender. “Eu sempre gostei do produto, mas não achava com facilidade aqui na cidade. Comecei a comercializar para várias cidades, vendo a possibilidade de crescimento. Queria formalizar o meu negócio, e, através de uma palestra do Sebrae sobre franquia, comecei a sonhar mais alto”, explica.

Durante a palestra sobre franquia a empresária recebeu mais informações sobre como funciona o negócio e também sobre os compromissos que precisa cumprir para gerenciar uma empresa com padrões já estabelecidos. “Essa palestra foi um grande incentivo. Foi um gatilho importante na tomada de decisão, e junto com meu marido procuramos a empresa para realizar esse sonho”, explica.

Hoje, Edilma comanda uma loja em Irecê que é o ponto de atendimento, e cuida de toda operação de vendas, com o auxílio de uma consultora de vendas. “Vi na franquia a possibilidade de crescimento, pois ao longo de três anos trabalhando diretamente com o público e com o crescimento das vendas, busquei mais informações sobre como ser uma franqueada e como esse passo poderia transformar também o desenvolvimento de minha carreira na área de vendas. O Sebrae foi um parceiro desde o início”, diz.

A empresária sempre participou de evento e cursos realizados pelo Sebrae, e ressalta a importância da capacitação para o sucesso nos negócios. “Eu fiz cursos de finanças, gestão empresarial, atendimento e outras áreas que foram abordadas pelo Sebrae. O empresário preparado sabe lidar melhor com as adversidades e fica mais capacitado para enfrentar os desafios do dia a dia da empresa. Agora, vamos ampliar nossa rede de revendedoras e buscar o crescimento nas vendas diretas”, aponta.

Para a técnica do Sebrae em Irecê, Rosiane Cordeiro, se planejar e investir em capacitações é fundamental para o empresário se estabelecer no mercado e conquistar mais clientes. “Quando o empresário é munido de técnicas relevantes para a empresa, tem mais facilidade de enxergar novas possibilidades e buscar novos clientes. Capacitação é uma ferramenta que tem que ser utilizada constantemente para quem quer inovar e ser o diferencial no mercado”, avalia a gestora.

Fonte: Sebrae (Pequenas Empresas & Grandes Negócios).