Defluência de Três Marias ainda impede que rio São Francisco comece a vazar

Fotos: Ascom Prefeitura de Xique-Xique/BA.

Nos últimos dias, a medição da atividade de cheia ou vazante do Rio São Francisco, tem trazido o registro de que não está havendo subida significativa do nível do rio. Nas duas últimas semanas o nível das águas tem subido minimamente em torno de 1 a 2 centímetros em Xique-Xique e Barra, enquanto em Bom Jesus da Lapa, o registro diário é de nível cada vez alguns centímetros mais baixo. No dia 10.02 foi de -6 cm.

Prefeitura de Xique-Xique/BA.

No entanto, ainda não se pode afirmar que o rio esteja em processo de vazante, como explica o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Xique-Xique, Roberto Rivelino Rocha. “O nível do Rio em Xique-Xique está hoje (14/02) em 4,97 m e não há previsão de vazante para os próximos dias, pois a defluência de Três Marias ainda está alta, 2202 m³s”.

O diretor explica que “alguns fatores são responsáveis pela enchente do São Francisco ser mais significativa este ano. Um deles é o alto índice pluviométrico em toda a bacia Hidrográfica do São Francisco, que fez com que elevasse o nível dos afluentes do SF antes e depois do maior reservatório de água no Estado de Minas, elevando o mesmo ao nível intolerável e, com isso, foi necessário aumentar a vazão de 800m³/s para 4000 m³/s, o que faz com que haja mais água no pós reservatório.”

Em Xique-Xique o Rio ainda recebe água de dois afluentes fortes, Rio Grande (na Barra) e Paramirim (em Morpará).

Esses dados, divulgados pela Chesf, Cemig, ANA Hidroweb, são acompanhados diariamente, principalmente nas regiões afetadas pela enchente, como é o caso de Xique-Xique, onde a Prefeitura, com recursos próprios e doações, tem prestado auxílio para 1.600 famílias, cerca de 7 mil pessoas diretamente atingidas.