Degeneração no fundo do olho pode causar perda de visão irreversível

A idade é o principal fator de risco para o desenvolvimento desta doença.

LEANDRO AMARAL | Com o aumento da expectativa de vida há, também, um aumento do número das doenças crônicas degenerativas. No campo da oftalmologia, existe uma muito significativa, que diferente da catarata, pode causar perda visual de forma irreversível, chamada DMRI - Degeneração Macular Relacionada à Idade.

Como o próprio nome diz, a idade é o principal fator de risco para o desenvolvimento desta doença.

Entretanto, outros fatores como raça, história familiar, hipertensão, olhos claros, sexo feminino e exposição à luz solar vem ganhando destaque. Cabe ressaltar, ainda, que o hábito de fumar quase que dobra o risco de DMRI.

O diagnóstico é feito baseado nos sintomas de dificuldade de enxergar ao tentar focar algum objeto no centro da visão, por meio do exame do fundo do olho, mapeamento de retina e, em alguns casos, pode ser necessária à realização de outros exames que revelam mais detalhes.

A fim de evitar a perda de visão, é recomendado manter hábitos saudáveis de vida, como a prática de esportes e alimentação saudável. A avaliação médica deve ser periódica e o diagnóstico, idealmente, deve ser feito antes da apresentação de sintomas.

Imagem ilustrativa.