Depois de algum tempo você aprende...

Imagem ilustrativa.

MÔNICA BASTOS | 'Como você consegue se relacionar tão bem com as pessoas?' 

Essa foi a pergunta que uma amiga me fez recentemente. Na ocasião, ela compartilhou comigo sua dificuldade e falta de paciência para lidar com outros indivíduos, inclusive amigos próximos.

Infelizmente, esse é um problema comum. Hoje em dia, as pessoas parecem estar cada vez mais impacientes. Não é atoa que os animais de estimação têm ocupado os lares e o coração das pessoas ao redor do mundo.

O fato é que as relações humanas são complexas e exigem tempo, esforço e empatia.

É importante lembrar que todos nós somos diferentes, e é justamente essa diversidade que torna os nossos relacionamentos tão enriquecedores. Ao invés de nos fecharmos em nossa própria bolha, podemos buscar compreender o outro, até porque “cada um dá o que tem no coração”.

Como eu consigo me relacionar tão bem com as pessoas? O Menestrel de William Shakespeare, pode responder essa pergunta.

“Depois de algum tempo você aprende... que, não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la, por isso... Descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la... Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam ... Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se... Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama, com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso... Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado...”. 

Na verdade, a chave para se relacionar bem está em cultivar a empatia, a compaixão e a tolerância. Quando conseguimos fazer isso, não só enriquecemos nossas próprias vidas, mas também contribuímos para a construção de um mundo mais justo, solidário e acolhedor.