Deputado propõe mudança de nome de centro de educação profissional em homenagem ao professor Pascoal Nery de Souza

Foto: Ascom Dep.Cafu Barreto/AgênciaALBA.

O deputado Cafu Barreto (PSD) indicou ao Governo do Estado que troque o nome Centro de Educação Profissional em Recursos Naturais, em Xique-Xique, para Centro de Educação Profissional Professor Pascoal Nery de Souza. A mudança, justificou, “busca por uma identidade que reflita de maneira mais precisa a história e a missão educativa da instituição”. A nomenclatura proposta homenageia “uma figura emblemática, que desempenhou um papel significativo no desenvolvimento e fortalecimento do ambiente educacional local”, disse o parlamentar, ressaltando que o professor Pascoal de Souza é reconhecido por sua dedicação à educação e contribuição para o progresso educacional na região, e “representa de maneira notável os valores e compromissos da escola”.

Pascoal Nery de Souza nasceu em Xique-Xique, em 1942. Concluiu o curso primário na atual Escola Municipal César Zama e o ginasial no Ginásio Municipal Senhor do Bonfim, onde também cursou a formação para o magistério e colou grau em 1964. “Sempre dedicado aos estudos e vocacionado para o magistério”, começou a lecionar no ano seguinte. Desejando alçar voos mais altos, aceitou o convite do prefeito da cidade de Central, onde foi professor entre os anos de 1966 e 1968. Em seguida foi para Uibaí onde, durante muitos anos, foi professor do ginásio local.

Aprovado em concurso público para a Escola Polivalente de Xique-Xique, retornou à cidade e se dedicou, integralmente, à instituição até a sua aposentadoria, chegando a ser vice-diretor da Escola. Em 13 de junho de 2023 ele faleceu, “deixando um legado para a educação de Xique-Xique”. Cafu Barreto salientou que o processo de alteração de nome de instituições educacionais, quando fundamentado em razões históricas e educativas, está respaldado pela legislação pertinente e que a escolha do nome do Professor Pascoal Nery de Souza “está alinhada com a tradição de nomear instituições de ensino em homenagem a personalidades que marcaram positivamente a educação em âmbito estadual”.

Fonte: Assembleia Legislativa da Bahia

Um pouco mais sobre Pascoal Nery de Souza

Pascoal Nery de Souza, nasceu em Xique-Xique no dia 29.03.42, filho do Sr. Francisco Nery de Souza e de D. Adozina Marques de Souza, tendo concluído o Curso Primário nas Escolas Reunidas Cezar Zama – atual Escola Municipal César Zama –, no ano de 1957 e já em 1958 encontrava-se na cidade da Barra matriculado no Ginásio D. João Muniz, para iniciar o Curso Ginasial,pois o Ginásio Municipal Senhor do Bonfim, de Xique-Xique, ainda não estava funcionando.

No ano seguinte, 1959, com a inauguração do referido Ginásio transferiu-se para Xique-Xique onde concluiu o Curso Ginasial, dando continuidade aos seus estudos ingressando no curso de Formação para o Magistério Primário no já agora Colégio Municipal Senhor do Bonfim. Assim, ao colar grau no final de 1964, Pascoal participou da primeira turma de Professores formada pelo Colégio Municipal Senhor do Bonfim (foto). Sempre dedicado aos estudos e vocacionado para o Magistério, já em 1965 Pascoal já era professor no Colégio Municipal Senhor do Bonfim, onde havia se formado.

Desejando alçar vôos mais altos e aceitando convite do Prefeito da cidade de Central (BA)., lecionou nos anos de 1966 a 1968 no Ginásio recem inaugurado daquela cidade, deslocando-se, em seguida, atendendo a novo convite, para a cidade de Uibaí (BA) onde foi, durante muitos, anos professor do ginásio local. Tendo sido aprovado em concurso público para a Escola Polivalente de Xique-Xique retorna àquela cidade e se dedica, integralmente, ao corpo docente daquela Instituição de Ensino, até a sua aposentadoria, chegando a ser vice-diretor da Escola.

O Prof. Pascoal Nery de Souza se casou com a Profa. Zenita Barreto de Souza e tiveram cinco filhos.

*Pascoal Nery de Souza falaeceu em 13 de junho de 2023.

Fonte: www.xiquexiquense.blogspot.com

*Da Redação.