Descaso com rios levou a estado de emergência, afirma Otto Alencar

Rio São Francisco.

A segurança hídrica e a gestão da água foi tema de debate na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) nesta quarta-feira (3). O senador Otto Alencar (PSD-BA) denunciou que políticas públicas passadas para rios, bacias, barragens e outras reservas hídricas foram "criminosas". Ao afirmar que o Rio São Francisco está praticamente morto, o senador pediu a decretação de estado de emergência por parte do governo federal para revitalização daquele curso d'água.

No setor educacional, os senadores decidiram que a política para os Centros de Desenvolvimento Regional será avaliada este ano pela comissão. O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) apresentou requerimento para que esses centros sejam instalados em universidades. A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) afirmou que a medida é necessária para que os centros possam ajudar a alavancar o desenvolvimento nas regiões.

Os membros da CDR também resolveram criar uma subcomissão temporária para acompanhar as obras da hidrelétrica de Belo Monte e um requerimento para realização de debate sobre limites para barracas e outros empreendimentos privados em praias.

A reportagem é de Floriano Filho, da Rádio Senado.