Descaso da Secretaria de Meio Ambiente para com o rio São Francisco

Foto: Gal Pessoa.

GAL PESSOA | Na busca pelo dinheiro, o homem vem a cada dia consumindo os recursos naturais do planeta, degradando o meio ambiente, e devolvendo para a natureza esgoto (sem tratamento) e lixo com produtos que levam muitos anos para se desintegrar.

Apensar de a natureza dar sinais de falência em muitas áreas, o ser humano continua a sugar do planeta tudo que pode a fim de para transformar em reservas financeiras, como se no futuro o alimento essencial fosse o dinheiro.

Esta realidade não é diferente em Xique-Xique, onde há várias décadas os esgotos são jogados no leito do rio São Francisco, sendo ignorado por vários prefeitos, dentre eles médicos que deveriam ter como base a saúde do povo.

O que vemos é o descaso de órgãos como a Secretaria de Meio Ambiente do Município, sem qualquer iniciativa a educar ou coibir as ações para amenizar os impactos causados pelo homem no Município, em especial com o rio São Francisco que vem morrendo aos poucos.

Situações de descaso são vistas sempre às margens do Rio, comumente usadas para plantio, fomentando o assoreamento; ali são lançados todos os tipos de dejetos, entupindo e poluindo o Rio com lixo de toda espécie (na foto, vísceras de alevinos), que terminam sempre descendo ao leito do Rio, sem falar da imagem negativa que a cidade passa para turistas ou para qualquer um que por ali passar.

Por onde andam os órgãos competentes? A Secretaria de Meio Ambiente, em especial, para fiscalizar, orientar, educar a população e punir infratores, para que atitudes como estas virem coisas do passado? Não precisa muito, bastam ações dos órgãos competentes.

Há Leis no Município sobre Educação Ambiental nas escolas; no entanto, são ignoradas, pois, de onde deveria partir o processo de educação da população, a responsabilidade e cuidado com o meio ambiente, nada acontece.

Veja o vídeo: