Desde que a terra não trema

Imagem ilustrativa.

MÔNICA BASTOS | Confesso que pouco entendo de engenharia civil, mas de acordo [com] o meu pequeno entendimento, consigo compreender a importância da fundação em uma construção, ou seja, a estabilidade de uma obra está em seu alicerce e é por isso, que os alicerces devem ser adequadamente resistentes, de maneira que consigam suportar as mais diversificadas situações.

De antemão, o solo precisa ser analisado, pois é necessário que o mesmo seja rígido e resistente. Sem essa resistência, a construção corre o risco de sofrer com rupturas e deformações, comprometendo assim, toda à estrutura.

É importante compreender que, para cada construção, existe um tipo de fundação. Em determinadas edificações exige-se que as fundações sejam profundas, enquanto que outras, uma fundação superficial é suficiente; ou seja, a escolha da fundação será determinada pela intensidade da carga e da profundidade da camada resistente do solo. Mas o mais importante disso tudo é saber que na prática, a fundação é o início de uma construção, e essa fundação determinará à sua durabilidade.

Apesar de dar tanta ênfase ao tema fundação, o objetivo não é aprender como se constrói uma casa, um prédio etc., mas como se constrói a estrutura emocional de um ser humano. Em dias atuais, onde o estresse domina, a estabilidade emocional torna-se fundamental na vida de qualquer pessoa.

A estabilidade emocional é a capacidade que temos de segurar um mesmo estado de emoção independentemente das situações às quais somos subordinados. Ter a capacidade de administrar os altos e baixos da vida, é essencial para o alcance do sucesso pessoal e profissional. Contudo,  essa estabilidade não se consegue da noite para o dia, assim como uma construção, ela requer um passo a passo e o principal deles é aprimorar a fundação.

A maneira como enxergamos as coisas, depende exclusivamente das nossas convicções, ou seja, dos nossos princípios. Os nossos princípios são os nossos alicerces e eles definirão o nível de situações as quais podemos ser submetidos.

É possível construir uma casa sem fundação, desde que a terra não trema, é claro.