Diabetes e retinopatia diabética

Imagem ilustrativa.

Assim como o descontrole glicêmico, no início da doença não há sintomas

LEANDRO AMARAL | Quem convive com o diabetes sabe o quanto é difícil manter um controle estável e adequado. Além disso, o que nem todo mundo se dá conta é de que ela [o diabetes] também afeta os olhos e é a principal causa de cegueira na população economicamente ativa.

Afetando a retina, pode comprometer a visão em 80% dos casos após 20 anos de doença. Com o agravamento do quadro, há o desenvolvimento desde hemorragias até descolamento de retina e cegueira.

Assim como o descontrole glicêmico, no início da doença não há sintomas, por isso é necessária a visualização direta da retina com o objetivo de identificar as lesões de forma precoce. O acompanhamento e diagnóstico inicial são feitos em consulta, por meio do mapeamento de retina e testes glicêmicos.

Nos casos mais avançados, é necessário intervenção; existe a possibilidade de tratamento a laser e injeções oculares, sempre aliados ao controle da glicemia, com o objetivo de frear a evolução da doença e reestabelecer uma boa visão.

A prevenção continua sendo o melhor caminho, portanto, não dê chance para o “azar”, adote hábitos saudáveis de vida, faça exercícios físicos, tenha boa alimentação e cuide bem de quem faz enxergar as belezas da vida: seu coração e seus olhos.