Dois promotores de MMA enfrentam problemas no Arizona

As exigências são cada vez maiores para a promoção de eventos de MMA no estado norte-americano do Arizona. (Imagem divulgação).

*ORIOSVALDO COSTA | Dois homens estão sendo acusados de promoverem eventos esportivos de combate não sancionados em cidades do estado do Arizona, EUA, ao longo do ano de 2018.

O Departamento de Jogos do Arizona (ADG, na sigla em inglês para Arizona Department of Gaming) disse no final do mês de abril que Roland Sarria e Todd Whitmoyer enfrentam quatro contravenções de classe 2 depois que estes não conseguiram uma licença da Arizona Boxing & Mixed Martial Arts Commission, órgão que regula e sanciona competições amadores e profissionais de MMA, boxe e kickboxing realizadas em todo o estado.

Pesa ainda contra ambos o fato deles não terem adquirido um médico para os dois eventos não sancionados de MMA que ocorreram em 15 de setembro, em Phoenix, e em 29 de setembro, em Glendale, respectivamente.

Em comunicado, Francisco Meneses Jr., diretor executivo da Arizona Boxing & MMA Commission, disse que os eventos não sancionados “representam um perigo físico para os combatentes e para o público e comprometem a integridade dos esportes de combate”.

A ADG disse que qualquer evento não seja aprovado por um órgão de autorização é considerado ‘não-sancionado’. A ADG acrescentou que Sarria e Whitmoyer podem enfrentar ‘custos adicionais’.

“É nosso dever proteger a integridade desses esportes, dos combatentes desarmados e do público”, disse o diretor da ADG, Ted Vogt, em um comunicado.

A medida teve grande repercussão em fóruns de debates espalhados pela internet e os fãs de MMA opinaram que “as autoridades regulatórias agem como se sua preocupação fosse sobre proteger os interesses dos lutadores, mas na realidade, tudo o que realmente importa é o dinheiro advindo das taxas e licenças pagas para essas instituições”.

Sobre Roland Sarria sabe-se da sua reputação como promotor de eventos, entre os quais o Rage In The Cage, tradicional show de MMA que - segundo as estatísticas do Sherdog - é o quinto evento com mais lutas realizadas em todo o mundo, desde a sua edição inaugural, em meados da década de 90.

Para os atletas que já lutaram nos eventos do ‘legendário’ promotor, Sarria é de uma idoneidade incontestável. Ele já revelou numerosos atletas para o mundo e também trabalhou com outros tantos nomes já estabelecidos.

Para os seus detratores, os shows de MMA promovidos por ele tem de ser aperfeiçoados em alguns pontos.

Os eventos promovidos por Roland Sarria e Todd Whitmoyer foram investigados pelo período de um ano.