E essa tal liberdade?

Imagem ilustrativa.

MÔNICA BASTOS | De acordo com a filosofia, a liberdade é  a condição daquele que é livre. E essa condição, nos dá autonomia para administrar a nossa vida de acordo com as nossas próprias vontades. 

Quem em plena adolescência não aguardou ansiosamente pela chegada dos 18 anos para, finalmente, alcançar a tão sonhada liberdade? Hahaha, quanta inocência... Somos verdadeiramente livres para fazer tudo o que quisermos?

Para a filosofia, a liberdade é considerada uma utopia, já que nunca a alcançaremos em sua plenitude. Somos livres, porém limitados, pois vivemos em uma sociedade que se desenvolve sob normas de conduta de cunho religioso, moral, social e também jurídico.

Então, não. Nem sempre somos livres para fazer o que desejamos.

1 Coríntios 10:23, traduz exatamente isso: “ “Tudo é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo é permitido”, mas nem tudo traz benefícios”.

A pandemia do Covid-19 é um grande exemplo de como a nossa liberdade pode ser tolhida, mesmo quando a liberdade de locomoção é um direito fundamental nos assegurado pela Constituição.

Por isso, cabe a nós a compreensão de que certas limitações, objetivam um bem maior. No caso da pandemia, as restrições ocorrem priorizando a saúde e vida da coletividade.

Da mesma forma, mesmo compreendendo que somos “livres” para tomar as nossas decisões, e também “livres” para nos comportar como bem entendermos; existem situações que nos "obrigam” muitas das vezes, a recuar. Isso quando deixamos o egoísmo de lado e paramos de pensar só em nós mesmos.

Para a manutenção, por exemplo, de qualquer relacionamento, seja ele profissional ou pessoal, muitas das vezes temos que abrir mão de certas vontades e comportamentos. O que muitas vezes é confundido com invasão da privacidade, na verdade é bom senso.

Tudo é uma questão de escolha. Algumas regras nos são impostas. Aceitá-las ou não, depende da nossa vontade de pertencencimento.

Alguns órgaõs públicos, restringem a vestimenta. Então, para entrar tem que se adequar.

Da mesma forma é a vida, em algumas situações somos forçados a nos adequar.

Essa é a tal liberdade, uma ilusão de que somos livres.