Eduardo Salles aposta na carnaúba para gerar empregos em Xique-Xique

Divulgação.

Aproveitar as potencialidades de 40 mil hectares de carnaúba disponíveis entre Xique-Xique e Barra para gerar empregos na região é a intenção do deputado estadual Eduardo Salles, que esteve nesta segunda-feira (3), ao lado do presidente da APRAMA (Associação dos Pequenos Produtores Rurais do São José Araújo e Marruá I e II), Marco Antônio Camandaroba, em audiência com o presidente da CAR (Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional), Wilson Dias, para iniciar a elaboração de um projeto.

Na SDE (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico), o deputado recuperou um estudo feito pela extinta SEDIR (Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Integração Regional) que mostra como os 40 mil hectares de carnaúba disponível na região podem gerar 4.874 toneladas de pó e 2.924 toneladas de cera de carnaúba, podendo gerar, com números de 2009, quase R$ 25 milhões.

“Não podemos perder a oportunidade de aproveitar a carnaúba, disponível em abundância, para gerar emprego numa região extremamente carente”, justifica Eduardo Salles.

O projeto envolve agricultores familiares, cooperativa e indústria no processo de extração, transporte, secagem, refino, extração do pó, refino da cera e comercialização do produto final.

“É claro que não precisamos iniciar o projeto com 100% de sua capacidade. Podemos estabelecer um pequeno núcleo em um projeto piloto para crescermos aos poucos”, explica o parlamentar.

A carnaúba na Bahia é encontrada em abundância nas regiões que margeiam o rio São Francisco e raiz, planta, fruto e palha podem ser aproveitados comercialmente. Há 10 anos, conforme o estudo da SEDIR, o Brasil exportava 12.245 toneladas de cera de carnaúba, o que rendia US$ 60,5 milhões.

O Ceará, com 51%, Piauí, 40%, e o Rio Grande do Norte com 9% dominam a participação nacional na produção da cera de carnaúba. “Precisamos mudar essa realidade para gerar empregos em Xique-Xique”, afirma, empolgado, Eduardo Salles.

“Xique-Xique e região têm condições naturais e infraestrutura para ser referência na produção de cera de carnaúba. Vou trabalhar com a CAR e demais órgãos do governo estadual para transformar esse projeto em realidade e mudar a vida de milhares de pessoas”, finalizou o deputado.