Educação vem de berço

Imagem ilustrativa.

Para se criar bons filhos não é necessário ter dinheiro, mas valores e princípios

MÔNICA BASTOS | Essa semana estava me lembrando das aulas de ciências, das séries iniciais do ensino fundamental. Não entendo nada desta disciplina, mas impossível esquecer a minha professora dizendo: “Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem”.

Apesar de não pararmos para pensar nessa definição, este é o ciclo natural da vida. Contudo, à maneira pela qual as pessoas passam por cada fase deste ciclo, é completamente individual e muito parecido com uma construção. Numa construção, o alicerce é uma das partes mais importantes. O alicerce bem feito impede o desmoronamento da obra.

Na nossa vida não é tão diferente, isso porque, o sucesso pessoal e profissional de qualquer indivíduo depende da sua estrutura, da sua base. E a base de todo o ser humano é a família.

É através da família que aprendemos as lições mais valiosas desta vida. É no seio dela que desenvolvemos o nosso caráter, estabelecemos as nossas crenças e identidade. Daí a importância de se ter uma família equilibrada, tendo em vista que a educação, a ética, os princípios. Os valores e o respeito precisam ser ensinados desde cedo.

Desde o nascimento passamos por várias mudanças, definindo, assim, a nossa personalidade e caráter.

A maneira pela qual nos comportamos é resultado dos hábitos e atitudes que estão sendo transmitidos dentro de casa. Famílias desestruturadas tendem a gerar indivíduos inseguros, desequilibrados, desprovidos de valores e influenciados pelo meio no qual estão inseridos e pelas pessoas com as quais estão interagindo.

Neste sentido, ao lidarmos com o outro, de antemão, precisamos levar em consideração todos os fatores que influenciam direta ou indiretamente no processo de construção do seu comportamento.

Uma coisa é certa: educação vem de berço. De acordo com provérbios 22:6: “Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele!”.

Para se criar bons filhos não é necessário ter dinheiro, mas valores e princípios.

Infelizmente, nem todas as pessoas têm o privilégio de crescer em uma família estruturada, de modo que, os valores éticos e morais estão ficando cada vez mais escassos.