Ele começou como aprendiz de engraxate e hoje ganha a vida consertando sapatos

Fotos: Pagina Revista.

“Foi terceirizando os serviços, que decidi por aprender a profissão e, a partir dali, eu mesmo fazia os reparos”

Sabe aquele sapato velho, surrado, que você teima em usar, por ser tão confortável? Bem... Você agora pode continuar a calçá-lo, mas com aquela sensação de estar usando um calçado novinho. Não é mágica, mas é quase! A Sapataria Hillary irá te proporcionar tudo isso, deixando seus calçados prontos pra uso, com aspectos de novos.

Você sabe, que a depender da região, é muito difícil encontrar quem faça consertos em sapatos, pois a profissão de sapateiro está quase extinta, devido a vida moderna. Mas a notícia é boa, pois ainda é possível encontrar bons profissionais.

Depois de trabalhar por quase três décadas na capital paulista, Edson Alves de Souza, 47, retorna para Xique-Xique, sua terra natal, dando continuidade naquilo que aprendeu a fazer bem feito: consertar sapatos.  

Edinho viu na necessidade do outro, o seu futuro

Depois de muitos anos trabalhando em um supermercado, na grande São Paulo, Edinho quis fazer diferente, experimentar e arriscar o novo. E assim que surgiu uma oportunidade de trabalhar como ajudante de engraxate, não pensou duas vezes e, meses depois, já exercia a profissão. “Eu não sabia nada, comecei como ajudante e alguns meses depois, fui prestar serviços numa filial da empresa, já atuando profissionalmente”, conta.

Edinho conta que sempre aparecia clientes com calçados necessitando consertos, pequenos reparos, mas a empresa não fazia; ali, só era feito o engraxe das peças. E foi vivendo a necessidade de cada cliente que ele viu seu futuro como profissional na arte de consertar sapatos. Inicialmente, até para cativar sua clientela, ele terceirizava os serviços como reparos e consertos de calçados, mas Edinho queria mais. “Foi terceirizando os serviços, que decidi por aprender a profissão e, a partir dali, eu mesmo fazia os reparos”, conta. Durante quatro meses, duas vezes por semana, ele ia até seu amigo sapateiro, para aprender a profissão. “Depois que aprendi, não mais precisei terceirizar os serviços pois, com a ajuda de uma amigo, montei uma sapataria”. Ficaram parceiros por quatro anos, na Rua Augusta, até que Edson comprou a parte do amigo.

Cansado da cidade grande e, empurrado pela pandemia da Covid-19, Edinho resolveu retornar para Xique-Xique (BA), sua terra natal, e hoje oferece serviços na área de sapataria, como: trocas de sola, de saltos, colagem e costura manual, além reparos e confecção de cintos de couro e de lona, de coleiras para pets, bem como reparos em mochilas e bolsas.

Ah, e o melhor de tudo, é que a Sapataria Hillary devolve aos clientes, os calçados prontos para uso, pois depois dos reparos, é feita a limpeza e, se necessário, o engraxamento, deixando-os novinhos.

Gostou? Anota aí, o endereço:

Sapataria Hillary – Avenida Barão do Rio Branco, Box 31, centro, Xique-Xique/BA. Whatsapp (11) 9.6553-1321.

Pagina Revista.