Em defesa do “Baixio de Xique-Xique”

Foto: divulgação.

GUILHERME LAPA | Eu confesso que tenho muita dificuldade em entender o motivo pelo qual um projeto de irrigação sediado quase que inteiramente em Xique-Xique, recebe o nome de Irecê. As explicações são absurdas. Dizem que na época da elaboração do projeto, para que recebesse o apoio necessário, resolveram adotar o nome do município vizinho, pelo fato de ser mais conhecido nacionalmente, devido às safras recorde de feijão naquela época. E assim ficou até hoje.

Acho que no momento nada mais ofende a população de Xique-Xique do que essa situação, que é esdrúxula, vergonhosa e revoltante. Em recente vista do governador do Estado a uma fazenda localizada no Baixio, foi visível o constrangimento de todos ali presentes quando algum desavisado se referia ao nome original do projeto, mas que a partir do discurso do prefeito Reinaldo Braga Filho, passaram a segui-lo, utilizando outras denominações, a exemplo de “Baixio de Boa Vista”, “Baixio do São Francisco” e até “Baixio da Esperança”, como foi feito pelo governador Jerônimo.

Foi a senha para que todos ali percebessem que a mudança do nome desse projeto é uma questão inadiável, pois ficou claro o descontentamento da população de Xique-Xique com essa situação, podendo até ocasionar resultados negativos para os seus investidores, em consequência da nossa falta de identidade em relação a ele, o que ninguém quer que aconteça, tendo em vista as projeções de desenvolvimento econômico que poderá nos proporcionar após o seu pleno funcionamento.

Até mesmo no âmbito da Codevasf essa mudança já passa a ser admitida como sendo possível, como deixou claro Sérgio Coelho, funcionário da Companhia, em reunião realizada na Câmara de Vereadores, quando afirmou que agora que o projeto está em funcionamento a troca de nome é algo fácil de acontecer, bastando engajamento da população e apoio político.

Então, esperamos que algo seja feito nesse sentido, através da união de esforços de todos os representantes políticos de Xique-Xique, independentemente de grupos, partidos ou ideologias a que estejam vinculados, todos eles pensando no melhor para o município, que passa, obrigatoriamente, pela adoção do seu nome a esse projeto de irrigação que é considerado o maior da América Latina, e que certamente vai transformar a nossa realidade econômica e social.