Em quais condições chamar o SAMU e como pedir ajuda

Foto  ilustrativa.

LEANDRO AMARAL | O SAMU trata-se de um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência 192. É composto por técnicos de enfermagem, condutores-socorristas, enfermeiros e médicos, visando atender a população em caso de risco à vida.

O Ministério da Saúde informa as principais condições de quando chamar o SAMU, veja algumas delas: na ocorrência de problemas cardio-respiratórios, envenenamento, queimaduras graves, trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto, crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito, em casos de acidentes/traumas com vítimas, afogamentos, choque elétrico, suspeita de infarto ou derrame, agressão por arma de fogo ou arma branca e crises convulsivas.

Além disso, orienta situações de quando não chamar, veja também quais são algumas delas: febre prolongada, dores crônicas, vômito e diarreia, levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames, dor de dente, trocas de sonda, corte com pouco sangramento, entorses, cólicas renais, todas as demais situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.

Ao identificar uma situação de gravidade ou que esteja em dúvida sobre a necessidade de socorro, não hesite em ligar 192. Esteja preparado para informar o endereço da sua localização com ponto de referência (a unidade precisa chegar ao local), o número de telefone (pode ser necessário mais informação sobre a localização e condição da (s) vítima (s), informa a natureza da situação e seguir as instruções da equipe telefônica (é preciso determinar qual a melhor equipe para o tipo de caso).

Após identificar a situação de risco, garantir que também não se torne uma vítima (em caso de acidente em rodovias por exemplo) e realizar o pedido de socorro, o comportamento mais importante que precisa manter é a calma. Chamar uma ambulância parece fácil, mas nos momentos de ansiedade e nervosismo a qualidade da informação prestada pode não revelar o caso de forma adequada, atrasar a regulação e inclusive fazer uma ambulância se deslocar para um local errado por informar o endereço equivocado.

Esteja sempre consciente do que vê e do que está acontecendo para que o atendimento seja realizado da forma mais precisa possível. Sempre procure mais informações, fique ciente dos seus direitos e dos seus deveres e aproveite o serviço com responsabilidade.

Com informações: http://portalms.saude.gov.br