Em Xique-Xique, Dra. Simone deverá disputar eleições pelo PT

Foto: arquivo.

Esta semana, Drª Simone Cosmo da Silva deixou o PSB e se filiou ao PT

Médica clínica e ultrassonografista, residente há 43 anos no município, viúva do ex-deputado estadual Henrique Sampaio, Dra. Simone Cosmo da Silva surge como alternativa das forças de oposição em Xique-Xique (BA), na condição de franca favorita.

Xique-Xique | Os gabinetes do presidente estadual do PT Eden Valadares, do secretário das relações institucionais Luiz Caetano e da deputada federal Ivoneide Caetano, em Salvador, estiveram bem movimentados nesta quarta-feira, 24/1, com a presença da médica Dra. Simone Cosmo, de Xique-Xique, onde ocorreram diversas agendas que trataram sobre a mudança da sigla partidária e alinhamentos para a sua pré-candidatura a prefeita do Município.

Após uma breve passagem pelo PSB, liderado pela deputada federal Lídice da Mata, e em alinhamento com as expectativas do PSB e do PT no tabuleiro político do estado, Dra. Simone desembarca no PT com foco na disputa das eleições deste ano.

“Só tenho a agradecer à companheira Lídice da Mata e aos companheiros Bebeto Galvão e Gazo, pelo apoio e orientações e a Eden Valadares pela acolhida e direcionamento rumo aos projetos deste ano. “Durante estes dois dias aqui na Capital tivemos a oportunidade de debater as questões políticas e em especial, pautas focadas no desenvolvimento socioeconômico de Xique-Xique, que, a meu ver, precisa urgentemente de um novo projeto, que possa estabelecer, a partir das suas características e posição estratégica, bem como do seu legado histórico e natural, a era da prosperidade, com melhor qualidade de vida e renda para a população”, destacou a nova petista, por telefone, à redação do jornal.

Apesar da movimentação política, ela não confirmou a sua pré-candidatura. “Estou disposta. Mas vai depender da unidade que for construída, em torno do projeto que for estabelecido pelas forças de oposição, não só os partidos, mas as lideranças dos bairros e das comunidades rurais. Estou pronta para receber apoio e para apoiar se for o caso”, pontuou.

BREVE HISTÓRICO – Simone Cosmo da Silva tem 55 anos, é médica clínica e ultrassonografista, com atuação no serviço público há 30 anos, nos municípios de Xique-Xique, Gentio do Ouro, Itaguaçu da Bahia e Central.

Natural de Princesa Isabel (PB), ela reside em Xique-Xique há 43 anos, onde constituiu família. Ela têm dois filhos: Pedro Henrique Sampaio, do seu primeiro casamento com o ex-Deputado e médico Henrique Sampaio, de quem veio a ficar viúva, e Monalisa Freire, do seu segundo casamento, com Francisco Freire, de quem veio a se divorciar tempos depois.

Sempre cogitada como alternativa para a Prefeitura de Xique-Xique, ela sempre declinou apoio a projetos de centro esquerda no município. Historicamente ela sempre se manteve aliada e colaboradora de todas as campanhas e candidaturas de Lula,  Dilma, Hadad, Jacques Wagner, Ruy Costa e Jerônimo, tendo como deputados, Jacó Lula da Silva, desde 2014 quando foi suplente e 2018 quando se elegeu deputado estadual, votando com Lidice da Mata e Gazo em 2022, deputada federal eleita e deputado estadual não eleito, respectivamente.

Em todos os estudos internos realizados, Dra. Simone surge com forte potencial de eleição. De acordo com levantamentos feitos, na sede e povoados de Xique-Xique, a maioria da população pretende votar em candidato a prefeito ou candidata a prefeita, em projetos apoiados pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para além do apoio vertical, indicadores apontam supremacia da médica em estudos realizados, superando todos os potenciais adversários, com o melhor desempenho entre outros nomes da sua mesma corrente.