Empresas investem em Xique-Xique, mesmo com "Crise Econômica" do município

Inauguração da loja Real Calçados, em Xique-Xique.

*EDILSON ROCHA | As aspas inseridas em parte do título desta matéria poderiam ser substituídas por um sinal de interrogação, haja vista a dúvida que muitos habitantes de Xique-Xique e região vêm tendo com relação à veracidade da crise econômica que muitos comerciantes locais alardeiam existir há vários anos.

É comum, ao se conversar com comerciantes de Xique-Xique, notar-se da parte deles desânimo frequente quando o assunto é vendas, faturamento, lucros em seus mais diversos ramos, alegando haver uma crise econômica sem precedentes no Município e se vendo, muitas vezes, obrigados a demitir funcionários ou, no mínimo, diminuir o quadro.

Crise econômica é algo que, maciçamente, todo o Brasil alega enfrentar há anos, independentemente do tamanho e da importância dos municípios que o integram. Todavia, eis que, no caso xique-xiquense, a existência da crise econômica começa a ser questionada a partir do momento em que são analisados alguns fatores.

Parte dos moradores xique-xiquense está impressionada com o volume de empresas que vêm se instalando no centro comercial da cidade, dando um verdadeiro tapa na cara da crise econômica alardeada por vários e vários comerciantes locais.

Não se sabe se essas empresas tiveram ou não o trabalho de efetuar uma pesquisa antes de tomarem a decisão de se instalar por aqui ou se, simplesmente, apostaram no futuro promissor do Projeto Baixio de Irecê, que certamente gerará um volume maior de dinheiro na cidade e na região. O fato é que suas instalações vêm alterando, para melhor, a paisagem arquitetônica da cidade, apresentando-se como mais uma opção de vendas de produtos de qualidade altamente consumidos e gerando empregos – este último, provavelmente, o aspecto mais valorizado pelo Município, em face dos seus altos índices de desemprego.

A julgar pelos empreendimentos dos últimos anos, incluindo ampliações dos que já existiam em seu território, Xique-Xique terá um 2019 com enormes perspectivas de crescimento econômico, até porque, coincidentemente com essas belas novidades do campo empresarial, um novo presidente comandará o Brasil e que, pelos compromissos de campanha, dará toda a atenção necessária aos municípios deste país. Assim, esperam todos os brasileiros, assim esperam todos os xique-xiquenses.