Enchentes poderão afetar ribeirinhos do Rio São Francisco

Imagem: divulgação.

Alerta do CBHSF pede atenção das autoridades e da Defesa Civil dos municípios existentes no Submédio e no Baixo São Francisco, para riscos de enchentes nas comunidades localizadas nestas regiões

O Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Verde e Jacaré divulgou nota pública nesta terça-feira, 11, alertando as autoridades e populações das comunidades instaladas nas regiões do Submédio e Baixo São Francisco, que correspondem, juntas, 654km de extensão, envolvendo municípios como Juazeiro, Ouricuri e Arcoverde, Paulo Afonso até a foz entre Alagoas e Sergipe, tendo como principais cidades neste trecho, Jeremoabo, Bom Conselho, Nossa Senhora da Glória e Penedo.

De acordo com a nota há possibilidades de cheias na bacia no decorrer dos próximos dias. Assinado pelo presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, o comunicado reúne dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) que apontam para a elevação gradual das vazões defluentes dos barramentos de Sobradinho e Xingó até 4.000 m³/s.

Postagem feita no site oficial do Comitê, reforça a orientação para a população ribeirinha a não ocupar o leito do Rio São Francisco neste momento, e indica ações a serem adotadas pelos municípios localizados nas regiões do Submédio e do Baixo São Francisco. Por fim, o Comitê se mostra atento e pronto para informar à sociedade sobre a situação hidrológica dos próximos dias.
Leia a nota completa.