Encontro de Lideranças Inspiradoras foi realizado em Irecê

Divulgação.

Evento é parte do cronograma do curso Liderar o Futuro e reuniu empreendedores da região

“Noite incrível. Evento fantástico e realmente inspirador”. Foi com esse entusiasmo que o empresário Nilton Martins, da Smart Solution, em Seabra, avaliou o Encontro de Lideranças Inspiradoras, realizado pelo Sebrae na última quarta-feira, 26 de junho, no Centro de Convenções do Hotel Copa 70, em Irecê.

O evento é parte do curso Liderar o Futuro e contou com presença de outros empreendedores, mediado pelo consultor Jozelito Miranda.

O evento contou também com a presença dos empresários Livaldo Franklin, da Focco Distribuidora, Marcos Carvalho, do Grupo Cometa, e de Paulo Freire, da rede de lojas Casas Freire, considerados como exemplos de empreendedores de sucesso e lideranças inspiradoras da região.

Em sua participação, Livaldo se emocionou ao contar sua história de superação e dificuldades e falou sobre a importância de estar bem preparado para enfrentar todos os obstáculos enfrentados no dia a dia da empresa . O empresário começou apenas com um colaborador e, hoje, a empresa tem mais 73 funcionários, atuando em 78 cidades com uma carteira de mais de 1.800 clientes cadastrados na sua base. “Comecei a trabalhar muito cedo e nada foi fácil. Depois de passar por algumas empresas e cargos, resolvi que já era a hora de empreender e até vendi a minha casa para investir. Mas quando eu decidi pesquisar e buscar o Sebrae para me ajudar no plano de negócio, percebi que só tinha experiência comercial, e não era o suficiente. Passei três anos estudando, me capacitando, fazendo cursos no Sebrae e, só depois, me senti preparado para abrir a empresa”, disse o empresário.

O empresário Marcos Carvalho participou da primeira turma do Empretec em Irecê, no ano de 2003, e como um dos convidados do talk show, contou a sua história, relembrou as dificuldades e as conquistas durante a trajetória de empreendedorismo. “Cheguei em Irecê em um momento bem difícil. Depois de trabalhar em várias escolas como professor, resolvi empreender juntamente com o meu amigo/irmão Jorge Carvalho Brito. No início, montamos o Cometa, espaço onde oferecíamos cursos supletivos rápidos. Depois, acreditando muito na nossa terra, construímos o Grupo Cometa, que hoje conta com o Colégio Cometa, Cometinha, com a educação infantil, Faculdade Irecê (FAI), que oferece mais de 10 cursos superiores presenciais, e a UNOPAR, oferecendo educação à distância. Juntas, as empresas têm hoje cerca de 253 colaboradores e 4.400 alunos”, conta.

Para Marcos, o empreendedor precisa ter um propósito de vida e muita confiança no que está proposto a fazer. “Tínhamos certeza que poderíamos oferecer uma educação de qualidade, com os amigos e profissionais que tínhamos, e com as pessoas desta cidade, que sempre buscaram o melhor para crescer na vida e alcançar melhores oportunidades. Somos muito felizes por ajudar no crescimento de Irecê e contribuir com a formação de vários profissionais que hoje atuam na cidade”, completa.

Edirlan Souza, gerente regional do Sebrae em Irecê, destacou a importância do evento e falou que existe a possibilidade de realização de outras edições com novas histórias empreendedoras. “Foi um momento muito rico, em que grandes histórias foram contadas. Cerca de 120 pessoas lotaram o auditório pra ouvir a trajetória de sucesso dos empresários convidados. Foi realmente uma noite rica em conhecimento que, provavelmente, será realizada outras vezes com novas histórias”, reforça.

O empresário Paulo Freire, do Grupo Casas Freire, finalizou o bate papo falando sobre a sua história empreendedora e todas as dificuldades que enfrentou durante o início da sua vida empresarial. “Fui engraxate, vendi picolé, trabalhei como colaborador em algumas empresas, mas sempre quis ser dono do meu negócio. Vendi a minha casa que morava com a minha esposa e filhos e investi o dinheiro todo em uma cerealista que, infelizmente, não deu certo. Tive que recomeçar do zero, sem capital de giro e com muitas dívidas”, lembra. Para superar as dificuldades e se restabelecer no mercado, o empresário mudou de ramo e enxergou em um nicho de negócio a oportunidade de voltar a empreender. “Eu não tinha dinheiro, mas tinha credibilidade no comércio. Recomecei vendendo consórcio de vídeo cassete para um pequeno grupo de 10 pessoas, incluí antenas parabólicas, geladeiras e com um tempo, já tinha mais de seis mil pessoas na minha rede de contatos, comprando os meus produtos.Com muita dedicação e acreditando sempre na cidade de Irecê, a Casa&Vídeo se transformou em Casas Freire e, hoje, temos 48 lojas em várias cidades, com mais de 830 colaboradores no nosso quadro”, conclui. A gerente adjunta do Sebrae em Seabra, Edilea Cerqueira, falou que histórias como essas inspiram e motivam outros empresários a acreditarem no comércio da cidade e nas suas próprias competências. “O Encontro de Lideranças fez com que os empresários enxergassem características importantes em um líder de sucesso para replicar no dia a dia da sua empresa. O evento foi uma oportunidade importante de troca de experiências e aprendizado”, aponta.