Entre os 28 do país, jovem de Gentio do Ouro tira nota máxima na redação do Enem 2020

Fotos: reprodução.

Em meio a cerca de 2,7 milhões de pessoas que fizeram o Enem, o jovem está na seleta lista dos participantes que conseguiram tal feito.

O jovem e ex-aluno da Rede Pública de Ensino de Gentio do Ouro, Helder dos Santos Lima, de 19 anos, que atualmente mora em Goiânia, está na seleta lista dos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que conseguiram nota mil na redação. Em meio a cerca de 2,7 milhões de pessoas que fizeram prova no ano passado, apenas 28 conseguiram tal feito.

PUBLICIDADE

Helder, estudou grande parte do ensino fundamental na Escola Jackson Ribeiro de Miranda, no Distrito de Gameleira do Assuruá - e em 2018, concluiu o ensino médio na Escola CEMAQ, no Distrito de Itajubaquara, no município de Gentio do Ouro/BA. Ainda no mesmo ano, o estudante conseguiu passar em primeiro lugar na UFG (Universidade Federal de Goiás) para o curso de Direito.

A emoção ao saber que tirou a nota máxima na redação foi grande, contou o jovem.

"Venho de uma família simples e que poucos tiveram acesso ao estudo e que mesmo assim, sempre me incentivaram a estudar para garantir o melhor no meu futuro, fiquei extremamente feliz", relatou.

O ótimo desempenho de Helder não veio por acaso, segundo o próprio estudante, sua rotina era muito bem definida como forma de sempre melhorar seu aprendizado.

"Entrei numa rotina mais densa de estudos, passei a estudar manhã, tarde e noite, foi uma rotina muita longa", diz. 

Ao Portal Meio Minuto, Helder contou um pouco da sua trajetória. Confira:

"Eu tenho 19 anos, faço 20 em maio. Nasci em Xique-Xique e sempre morei entre lá e por Gentio do Ouro, mais precisamente em Gameleira do Assuruá, aonde estudei boa parte da minha vida e seguir para Xique-Xique para complementar, porém, no ensino médio voltei para Gameleira e fiz o ensino médio 1° e 2° ano em Itajubaquara, no Cemaq.

No 3°, decidi voltar para Xique-Xique e entrar numa rotina mais densa de estudos, passei a estudar manhã, tarde e noite, foi um rotina longa. Em 2018, concluir o ensino médio e conseguir passar em primeiro lugar na Universidade Federal de Goiás para o curso de Direito,  a qual o curso se encontra parado hoje em dia.

PUBLICIDADEEmagreça com saúde! Adquira o produto CLICANDO aqui!

Eu nasci com uma deficiência chamada Lábio Leporino e desde os meus 6 meses de vida faço tratamento. porém, hoje em dia, isso não interfere em nada na minha vida e nas minhas conquistas.

Na redação do Enem do ano de 2018, no terceiro ano e a que consegui tirar 680 passando na Faculdade, logo em seguida a de 2019, que consegui tirar 880 e essa última de 2020 a qual consegui nota máxima.

Conforme dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e Pesquisas Anísio Teixeira), apenas um participante a cada 100 mil conseguiu esse desempenho neste ano, ao escrever a redação que tinha como tema "o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira". 

O secretário da Educação Adelino Júnior, comemorou o resultado obtido pela Rede Municipal de Educação de Gentio do Ouro.

“Ficamos todos felizes por essa sensacional conquista. Escola Pública de Gentio do Ouro mostrando seu valor. Um dos 28 jovens do Brasil que alcançaram a pontuação máxima em Redação do Enem  2020. Parabéns Helder! Parabéns professores! Parabéns Juliana e Nilton, pais de Helder”, declarou.

Meio Minuto.