Entrevista com Washington Jr, compositor de um dos maiores hits do piseiro

Imagens: Arquivo pessoal Washington Jr.

A música “Aquelas Coisas", do compositor xiquexiquense, é uma das mais tocadas no Brasil nas vozes de João Gomes e Tarcísio do Acordeon  

 
Já ouviram falar em Washington Jr (@washingtonjrcompositor)? Com certeza você já ouviu alguma música que tem assinatura dele na voz de cantores como João Gomes, Tarcísio do Acordeon ou Vítor Fernandes.

O que talvez poucos sabem - é que o dono, por exemplo, da música “Aquelas Coisas", cantada pela revelação do piseiro João Gomes - é do jovem compositor Washington Vieira Fraga Júnior, de 28 anos de idade, natural de Xique-Xique/BA, e petrolinense de coração.

Só para se ter uma ideia, a música “Aquelas Coisas", bombou no Spotify, atingiu o TOP 7 viral do mundo como a música mais tocada na plataforma de streaming, e é a TOP 2 no Brasil.

Em entrevista exclusiva ao Portal Meio MinutoWashington Jr compartilhou detalhes de como foi a  produção do hit, como chegou até João Gomes (@joaogomescantor), falou sobre inspirações, revelou também sonhos e deu alguns spoilers.

MEIO MINUTO - Você nasceu em Xique-Xique, mas mora em Petrolina/PE, é isso?

WASHINGTON JR - Isso, sou natural de Xique-Xique/BA, onde morei até os 10 anos de idade e, por obra do destino, fui parar em Petrolina/PE em meados dos anos 2004. Porém, todas as férias e feriados possíveis estava em Xique-Xique.

Em 2012, fui fazer faculdade em Salvador, e quando formei, voltei para Xique-Xique, onde morei até 2020 e retornei mais uma vez para Petrolina em 2021.

MEIO MINUTO - Você é compositor e engenheiro civil,  é possível conciliar as duas carreiras?

WASHINGTON JR - Eu sou engenheiro civil e ainda atuo na área finalizando alguns compromissos; infelizmente, ainda não consigo dedicar 100% ao mundo da música. Acredito que apesar de mais de 10 anos depois da primeira música gravada, estou começando agora como compositor. Tenho muita coisa pra aprender, para melhorar e se Deus permitir, quero viver do meu sonho. 

MEIO MINUTO - Como você começou na música?

WASHINGTON JR - Eu componho desde os 10 anos de idade, foi tudo muito natural. Usava algumas rimas para atentar na escola, coisa de guri. Mas tive uma influência musical muito grande de um dos maiores Violinista do Brasil, chamado Everaldo de Carvalho (Cabano) meu tio-avô, onde fez parte do cenário musical ao lado de Gilberto Gil, João Gilberto, Caetano etc. Ele me ensinou algumas notas no cavaquinho, e como eu não sabia tocar a música de outros artistas, eu inventava as minhas próprias músicas.

Não sei exatamente quantas músicas eu fiz, muitas se perderam ao longo do tempo, mas deve estar em torno de 500 à 1.000 composições. 

A minha primeira música gravada foi em 2012, “ELA É DE GANDAIA”, com a Banda Nosso Harém, de Petrolina/PE, foi meu primeiro HIT regional, onde tive a oportunidade de escutar as pessoas cantando uma composição minha.

MEIO MINUTO - De onde vem tanta inspiração?

WASHINGTON JR - Algumas de sentimentos pessoais, outras do cotidiano, histórias de amigos, conhecidos, memes na internet ou qualquer frase que alguém solta no ar e desperta um gatilho na minha cabeça. Não tem receita de bolo, música é energia do momento.

MEIO MINUTO - Suas músicas já foram gravadas por artistas como João Gomes e Vitor Fernandes, além deles, alguém mais?

WASHINGTON JR - Sim, além de João Gomes e Vitor Fernandes, teve Tarcísio do Acordeon, artistas nas quais tive o privilégio em escutar algo que escrevi na voz deles, que inclusive, sou muito fã. Deus me permitiu sentir essa sensação, talvez a mais doida na minha vida. Porém, quase todos os artistas nacionais do Nordeste regravam a música “Aquelas Coisas”, música que tem mudado a minha vida e aberto algumas portas que só a música é capaz de abrir. 

Meu foco sempre foi em artistas regionais, gravei com bandas da Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco. João Gomes era uma promessa na cidade de Petrolina, artista local ainda quando sentamos para compor para o projeto dele, e que hoje é esse gigante do cenário brasileiro. Agora estou começando a ingressar no cenário nacional, um passo de cada vez.

MEIO MINUTO - Sobre a música "Aquelas Coisas", em que ano e como foi a composição desse grande sucesso?

WASHINGTON JR - Eu tenho um amigo de composição chamado Daniel Mendes, que já escrevemos alguns anos juntos. E no dia 12 de maio de 2021, Dão me chamou para ir na casa dele para mais um dia de composição. Não sabíamos o que Deus estava preparando naquele dia pra gente, mas aconteceu algo diferente que nem eu mesmo sei explicar. Talvez a explicação seja: DEUS.

Achamos a melodia, colocamos a letra e em coisa de 40 minutos a música estava pronta e nós dois vibrando muito, sentimos que ela era diferente, fora da caixinha assim que terminamos. O resto é história!

MEIO MINUTO - E como a música chegou até João Gomes?

WASHINGTON JR - A música chegou no João Gomes através de Daniel Mendes, [que] além de compositor, é empresário de Jãozin, peça fundamental nesse projeto.

João Gomes, um dos caras que descobriu esse talento meteórico, cara que sou muito fã e me espelho muito, hoje o maior compositor do Brasil no qual tenho a honra de ter como amigo, sou eternamente grato a Deus por ter colocado Dan no meu caminho.

MEIO MINUTO - Bom, já sabemos que você é engenheiro e compositor. E aí, é um bom cantor também? O que podemos esperar?

WASHINGTON JR - Cantor eu sou amador, rs. Mas nos próximos anos estarei lançando um EP com algumas músicas intimistas que talvez só eu cantasse, preciso deixar essas histórias registradas no mundo para minha família, amigos e pessoas que, de uma certa forma, admiram o meu trabalho. É algo a ser lapidado mais pra frente. 

MEIO MINUTO - Tem alguma composição nova, pode revelar algum spoilers?

WASHINGTON JR - Tenho sim! Algumas músicas seguradas por outros artistas nacionais, em breve vocês vão ouvir. E se Deus permitir, vou levar o nome da minha querida cidade [Xique-Xique] para ecoar nesse mundão mais uma vez.

A música "Aquelas Coisas" foi TOP 7 VIRAL MUNDO! Cruzamos fronteiras, os sonhos são possíveis para aqueles que acreditam e correm atrás.

MEIO MINUTO - Para finalizar, gostaríamos de agradecer pela humildade e disponibilidade em atender o nosso pedido para essa entrevista e por compartilhar um pouco da sua trajetória inspiradora, que o sucesso esteja presente em cada passo da sua carreira.

WASHINGTON JR - Gostaria de te agradecer do fundo do meu coração pela oportunidade. Desejo que a minha história possa inspirar os jovens da minha cidade e de toda região que sonham em viver da música. É possível, mesmo com falta de incentivo das autoridades municipais e regionais.

Nossa região é um celeiro de talentos que muita das vezes não têm oportunidade de se apresentar no próprio palco do [município] que nasceu, onde a politicagem fala mais alto e os artistas que são oposição da situação [passam] longos 4 anos limados de todos os eventos da cidade.

Enquanto não tivermos gestores que saibam separar politicagem da cultura, ficaremos atrasados anos luz. O mundo mudou e as necessidades são outras. Precisamos de incentivo à cultura nas escolas mais do que nunca.

Fonte: Meio Minuto