Escolha viver, não agradar

Imagem ilustrativa.

MÔNICA BASTOS | Se relacionar com pessoas antipáticas, inconvenientes, indelicadas, amargas, grosseiras, ou seja, pessoas tóxicas que exalam algum tipo de sentimento ou característica ruim que pode afetar seu dia a dia, é uma verdadeira chatice, principalmente, quando essas características negativas, não fazem parte da nossa essência. Mas o pior mesmo, é quando esforçamo-nos para agradá-las e percebemos que apesar do empenho, conseguir tal proeza não é possível.

Diante disso, temos duas escolhas: sofrer ou compreender que existem pessoas, que por mais dedicação e cuidado que tivermos, jamais conseguiremos agradar, por decisão delas e não nossa. Algumas pessoas já têm uma visão pré-definida ao nosso respeito.

A fábula do lobo e o cordeiro, traduz muito bem isso.

De acordo a fábula, estava um lobo a beber água num ribeiro, quando avistou um cordeiro que também bebia da mesma água, um pouco mais abaixo. Mal viu o cordeiro, o lobo foi ter com ele de má cara, arreganhando os dentes.

— Como tens a ousadia de turvar a água onde eu estou a beber?

Respondeu o cordeiro humildemente:

— Eu estou a beber mais abaixo, por isso não te posso turvar a água.

— Ainda respondes, insolente! — retorquiu o lobo ainda mais colérico. — Já há seis meses o teu pai me fez o mesmo.

Respondeu o cordeiro:

— Nesse tempo, Senhor, ainda eu não era nascido, não tenho culpa.

— Sim, tens — replicou o lobo —, que estragaste todo o pasto do meu campo.

— Mas isso não pode ser — disse o cordeiro —, porque ainda não tenho dentes.

O lobo, sem mais uma palavra, saltou sobre ele e logo o degolou e comeu.

­­­Moral da história: muitas vezes, será impossível mudar a imagem que algumas pessoas têm ao nosso respeito, isso porque, elas já tomaram uma decisão, e nada do que dissermos ou fizermos mudará isso.

Escolha viver, não agradar.

É bem mais saudável, escolher viver à nossa maneira, a sofrermos tentando agradar determinadas pessoas. É importante valorizarmos a nossa essência.

Como já dizia Roberto Shinyashiki: “Seja uma pessoa que valoriza a essência, não a aparência, cultive os valores mais profundos e não caia na tentação de se tornar um "super" em um mundo de estrelas sem brilho próprio”.

Seja você mesmo.