Estalar a coluna sozinho faz mal?

Imagem meramente ilustrativa.

O estresse contínuo nas articulações pode acelerar os processos degenerativos naturais que ocorrem nessas regiões, e ainda aumentar o risco de lesões e levar ao engrossamento da articulação

THAIZLANE BARRETO | Sim. Estalar as costas, pescoço e dedos, repetidas vezes, sem o auxílio de um profissional devidamente capacitado para isso, é maléfico, perigoso. O ato de se “autoestalar” causa um estresse na cápsula articular, cartilagem, ligamentos e tendões.  Além disso, o estresse contínuo nas articulações pode acelerar os processos degenerativos naturais que ocorrem nessas regiões, e ainda aumentar o risco de lesões e levar ao engrossamento da articulação.

Mas, o que são os estalos? Nossas articulações são envoltas por uma cápsula, e dentro dessa cápsula há um líquido que seve para lubrificar a articulação; e nesse líquido há alguns gases. Quando a articulação é exposta a um movimento rápido, a pressão na cápsula articular diminui, resultando em bolhas que, quando estouram, geram a cavitação articular, o famoso barulho do estalo. Junto com isso há um relaxamento muscular, o que dá a sensação de alívio ao estalar, mas o ‘estalinho’ nem sempre quer dizer que “os ossos estão no lugar”.

Os quiropraxistas são conhecidos como aqueles profissionais que praticam o "estalar da coluna", mas os estalinhos na quiropraxia vão muito além.  Os quiropraxistas têm domínio da anatomia humana, e fazem esses movimentos com total segurança de que não trará malefícios aos pacientes. Através de uma palpação minuciosa, o quiropraxista, analisa o posicionamento da articulação e faz manobras de ajuste com vetor e linha de correção exata para corrigir o desalinhamento da articulação, o que torna a Quiropraxia muito diferente de apenas estalar a coluna.

Se você sente necessidade de estalar as articulações para aliviar os incômodos, o mais indicado é que você procure um quiropraxista graduado para uma avaliação.