Estudante baiana apresenta projeto sobre Inteligência Artificial em Harvard

Reprodução.

A estudante Amanda Lins, do 4º semestre do curso de graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial do centro universitário SENAI CIMATEC está de viagem marcada aos Estados Unidos para uma missão especial: apresentar seu projeto “Auxílio da IA na remobilização de populações vulneráveis de zonas costeiras” em Havard, durante a 10ª edição do Brazil Conference.

O trabalho que uniu realização pessoal com o potencial da Inteligência Artificial, foi um dos selecionados para o AI4Good, uma das categorias de impacto social do evento, que busca reconhecer soluções tecnológicas que medem e promovem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

“As chuvas sempre trazem preocupação para quem mora em região de encostas. Então, com os conhecimentos em AI, desenvolvi esse projeto que tem o objetivo de utilizá-la para mapear zonas de risco entendendo os fatores geológicos e geográficos, e realizar uma espécie de previsão do aumento do nível do oceano, classificação e ocupação do solo. Assim possibilita a implementação de novas inciativas e projetos diante da necessidade de cada local”, contou Amanda.

Com apenas 21 anos, Amanda teve seu projeto aprovado em um evento de internacional de uma das mais prestigiadas universidades do mundo. Mas a sua trajetória na área da Ciência começou aos 16 anos, quando ainda era estudante do Ensino Médio, no SESI. Já no curso técnico de Inteligência Artificial, Amanda foi percebendo as possibilidades que a IA podia fazer na sociedade e seguiu com a graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

O evento será realizado dias 6 e 7 de abril, em Boston, e contará com uma programação com mais de 50 palestrantes influentes, dentre eles o ministro do STF, Flávio Dino, o médico Dráuzio Varela, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, os cantores Ivete Sangalo e Seu Jorge, o economista Gil do Vigor, a deputada federal Tabata Amaral, e a cientista em tecnologia Fernanda Viégas.