Estudo de viabilidade do "Plano SOS Lagoa de Itaparica" será apresentado nesta quinta-feira, em Xique-Xique

Lagoa de Itaparica. Foto: blog Carlos Brito.

Na manhã desta quinta-feira, 31, a Câmara de Vereadores de Xique-Xique vai receber agentes da prefeitura local, lideranças comunitárias e ambientalistas, durante o seminário de apresentação da elaboração de estudo de viabilidade para implantação do “Plano de Ação SOS Lagoa de Itaparica”

O evento terá início às 8h, com previsão de término às 10:30h e será mediado pela coordenação do Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco – CBHSF e apresentação da equipe da Prefeitura de Xique-Xique, sustentada no plano de trabalho elaborado pela empresa Consominas Engenharia. Após as exposições técnicas e fundamentações, será aberta a palavra para os participantes da plenária.

Situada às margens do “Velho Chico”, a Lagoa de Itaparica é a maior lagoa marginal da bacia do rio, com 24 quilômetros de extensão, abrangendo os municípios de Xique-Xique e Gentio do Ouro, na região do semiárido baiano.

Ela fica localizada dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Itaparica, sendo um dos principais reservatórios hídricos naturais e o principal berçário da ictiofauna do São Francisco. Em razão da produtividade pesqueira, a Lagoa de Itaparica era conhecida como “mãe da pobreza”.

Nos últimos anos as famílias que vivem da agricultura de subsistência e pesca, tem sofrido com sucessivas secas e perdas da produção agrícola e pesqueira. Muitas famílias passaram a viver de suprimentos oriundos de donativos.

Ambientalistas apontam o uso equivocado das margens do rio para agricultura comercial, como responsáveis pelo assoreamento e secamento de diversas localidades, atingindo a vida das famílias ribeirinhas.

Os estudos para implantação do plano que será apresentado amanhã, atende uma expectativa da comunidade, que pede socorro a vários anos.