EUA: três em cada dez americanos têm armas e 72% já fizeram disparos

Foto: Reprodução/Pixabay.

Não é novidade para ninguém que as armas de fogo são objeto de controvérsia nos Estados Unidos. A Segunda Emenda à Constituição americana protege o direito da população de manter e portar armas e a maioria das pessoas no país acredita que esse direito é essencial para sua própria sensação de liberdade. Três em cada dez adultos dos EUA dizem ter uma arma de fogo, segundo o Pew Research Center — uma das maiores empresas americanas de dados e análise.

Os crescentes casos tiroteios em massa, entretanto, vêm gerando debates no Congresso sobre limitar o acesso dos norte-americanos às armas de fogo. Em 2018, houve 55.854 casos de violência armada nos Estados Unidos, de acordo com o Gun Violence Archive (Arquivo da Violência Armada, em tradução livre), que registra incidentes envolvendo armas de fogo a partir de dados do governo e das forças de segurança americana.

Além dos três em cada dez americanos adultos que dizem possuir armas, 11% da população nos EUA diz conviver com alguém que tem uma. Mesmo quem não tem uma arma de fogo no país está exposto a essa realidade: 48% dos norte-americanos relata ter crescido em uma casa com armas e 59% reconhecem ter amigos que possuem armas.

O levantamento do Pew Research Center mostra ainda que aproximadamente sete em cada dez americanos (72%) já disparou uma arma em algum momento de suas vidas — mesmo entre os 55% que declaram nunca ter possuído uma arma.

Dos americanos que possuem armas, 66% dizem ter mais de uma. A grande maioria dos proprietários de armas nos Estados Unidos — cerca de 72% — tem uma pistola, enquanto 62% possuem um rifle e 54% têm uma espingarda.

Proteção pessoal é a justificativa citada por 67% dos americanos que possuem armas. Outros 38% dizem que têm armas para caçar; 30% afirmam possuir armas para a prática de tiro esportivo; 13% declaram ser colecionadores e 8% citam motivos de trabalho.

Também de acordo com a pesquisa, 23% dos americanos dizem que alguém já utilizou uma arma para intimidá-los ou ameaçar alguém de sua família. Além disso, 44% dos americanos contam conhecer alguém que já levou um tiro.

Apesar da polêmica envolvendo o tema, a maioria dos americanos — cerca de 57% — acredita que os Estados Unidos deveriam restringir ainda mais o acesso às armas. Outros 31% pensam que a legislação atual é suficiente e 11% prefeririam que as leis fossem menos restritas do que são hoje. O levantamento foi feito pelo Pew Research Center entre setembro e outubro de 2018.

Por fim, 47% dos americanos acreditam que haveria menos tiroteios em massa em seu país se as leis de acesso às armas fossem mais restritas, enquanto outros 46% pensam que não haveria diferença. Para 36% dos americanos adultos, seriam registrados mais crimes em seu país se o acesso às armas fosse menos restrito; 33% dizem que não faria diferença e 29% creem que a criminalidade seria menor.