Fadiga e ressecamento ocular

Imagem: iStock

Fruto da vida moderna, cada vez mais as telas figuram em nossas vidas. Passar horas assistindo TV, em frente ao computador, smartphone ou tablet faz parte do dia a dia da maioria dos brasileiros e já se tornou uma das principais causas de sintomas relacionados à visão.

Aproximadamente 70% a 90% da população mundial sente desconfortos visuais após passar horas em frente à TV, celular ou computador, apresentando como principais queixas ardência, vermelhidão, irritação, lacrimejamento e sensação de cisco nos olhos, sendo que estes sintomas se tornam mais frequentes com a idade avançada.

Ao fixar a visão em um único ponto por muito tempo, acontece um fenômeno de ajuste do foco com a contração de um músculo que fica dentro do olho, e como tal, se ficar em atividade por muito tempo leva a fadiga e dor; e como efeito adicional, pode vir associado a uma maior evaporação da lágrima devido a redução da quantidade de piscadas que, em última análise, leva a sensação de ressecamento.

Podemos, portanto, amenizar estes sintomas, caso a redução do tempo passado em tela não seja uma opção. O piscar dos olhos ajuda a manter a umidade e lubrificação, bem como a utilização de umidificadores. Evitar incidência direta do ar de ventiladores ou aparelhos “ar condicionado” e evitar pilotar motocicleta com capacete sem viseira, ajuda a manter o equilíbrio adequado da lágrima.

Fonte de pesquisa: health.harvard.edu