Fez um Pix errado? Veja como proceder em casos assim

Imagem ilustrativa/Pagina Revista.

Saiba como agir, e compartilhe com sua família e amigos

André Lappas | A modalidade Pix de transferências de valores pecuniários, tem sido cada vez mais utilizada pela população no Brasil inteiro.

Entretanto, o grande problema começa quando, o sujeito erra na digitalização por algum devaneio de olhar ou mera desatenção e acaba enviando o Pix para outra pessoa.

Nesses casos, aconselho você a procurar seu banco, e juntamente com ele, entrar em contato com a pessoa que recebeu este Pix por engano. Após esse contato, o banco irá solicitar que a pessoa devolva o valor.

No próprio aplicativo de seu banco, na aba do Pix, tem uma opção de extratos, e nela existe outra opção de devolução do Pix, justamente para os casos em que a transferência for equivocada. O que se aconselha, é o óbvio. Sempre devolva qualquer transferência que realizaram de maneira equivocada a você.

Mas e se eu fizer o Pix errado e a pessoa não quiser devolver mesmo após meu contato com ela amigável e também do banco?

Neste caso, você deverá ir até a delegacia mais próxima, junto do advogado de sua confiança e realizar um boletim de ocorrência. Nesse momento, a pessoa poderá ser processada por apropriação indébita, nos termos do artigo 168 do Código Penal brasileiro.

Além disso, você poderá requerer a seu advogado, que entre na esfera cível contra este sujeito que recebeu o pix errôneo e não quis devolver o valor, requerendo dele, indenizações materiais como perdas e danos. Lembrando que estes danos podem ser morais também, pelo profundo constrangimento e desgosto causado a você, que superaram com toda certeza o mero dissabor.

Fonte: aalappas372.jusbrasil.com.br