Filme produzido no município de Seabra é premiado em festival na Venezuela

Imagem: divulgação.

O filme, intitulado de ‘Terras que Libertam – histórias dos Cupertinos’, produzido no município de Seabra, na Chapada Diamantina, foi premiado como ‘Melhor Documentário do Five Continents’, no ‘International Film Festival’, da Venezuela.

No projeto, é exibida a trajetória de luta e resistência da população negra quilombola na região chapadeira. O filme já havia sido premiado como ‘Melhor Documentário Sul Americano’, no ‘International Documentary Film Awards’, na Eslováquia.

O filme, cujo elenco é gerido e idealizado pelo geógrafo-documentarista, Diosmar Filho, ocupou ainda as categorias ‘Melhor Documentário com Trilha Original’, assinada pelo multi-instrumentista Mauricio Lourenço, e ‘Melhor Cinematografia’, ao diretor de fotografia Chico Soares.

Além disso, o filme recebeu indicações em outros concursos internacionais, tendo sido finalista do ‘Boden International Film Festival (BIFF)’ e semifinalista no ‘Stockholm Film & Television Festival (SFTF)’, ambos na Suécia. Em outubro, o documentário foi selecionado para participar do ‘7º FestiFrance Brasil – Festival Internacional de Cinema’, de Belo Horizonte.

Fonte: Livramento Manchete