Gentio do Ouro: Em Live, prefeito e convidados falam de medidas de combate à Covid-19 no Município

Secretário Aliandro Paiva, e médica Rebeca Mariano.

No intuito de sanar dúvidas e tratar de medidas de combate à COVID-19, no município de Gentio do Ouro (BA), a prefeitura do Município realizou, na quinta-feira (9/7), Live com o prefeito Robério Cunha, Aliandro Paiva, secretário de Saúde do Município, e a médica Rebeca Mariano.

A transmissão que atingiu mais de 10 mil pessoa se deu por conta do aumento de casos de COVID no Município; o momento serviu também para esclarecer dúvidas, especialmente quanto à eficácia dos testes. Durante sua fala, o prefeito Robério Cunha, que participou recentemente de uma Live com o governado Rui Costa, disse que essa luta de combate ao vírus é de todos e que “essas medidas amargas, que às vezes a gente impõe à sociedade, são necessárias, e acredito que a gente vai sair dessa; tivemos a infelicidade de alguns profissionais de saúde terem adquirido o vírus, e não é fácil de recompor essas equipes; muitos não querem trabalhar com receio de contrair o vírus, e repito: essa é uma luta de todos na contenção da proliferação do vírus em nosso município”, enfatiza o prefeito.

Na opinião do secretário de Saúde, Aliandro Paiva, o aumento repentino de casos positivos se deu devido a várias aglomerações no Município, “nas quais algumas pessoas testaram positivo, e essas mesmas pessoas contaminaram outras”. O secretário falou da necessidade de se ter responsabilidade, e que mesmo fora do trabalho “esse profissional [de saúde] tem de saber dos seus contatos, aonde vai, porque todos correm riscos; trata-se de um vírus perigoso e sabemos que até o momento, a melhor arma de contê-lo é o distanciamento, o isolamento social, e a higienização”, alerta.

A médica Rebeca Mariano aproveitou para esclarecer algumas dúvidas da população sobre os testes realizados no Município. Segundo Rebeca, teste algum é 100% eficaz, e vale para todos os testes de laboratório, no Brasil, ou no mundo. “Não existe nenhum teste 100% eficaz. A Gente segue o protocolo do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde pra que a gente consiga chegar ao diagnóstico correto com a orientação médica. O teste (SWAB) do LACEN é ideal pra aquele paciente que começa a ter sintomas, e está entre o 3º e o 7º dia de sintomas; o teste rápido (a partir da coleta de sangue) também é confiável, desde que feito no tempo certo, ou seja, a partir do 8º dia de sintomas ou do contato com alguém que testou positivo”, explica Rebeca Mariano. E conclui: “E digo a vocês: o prefeito e o secretário estão preocupados com a saúde do Município, têm até quebrado o protocolo no sentido de estar testando mais do que deveria”.

DA REDAÇÃO | RT-PCR, ou SWAB – nasal e oral / utiliza uma haste flexível (cotonete) para colher pelas narinas e garganta o material genético do paciente. Já o teste Rápido é feito a partir da coleta de sangue do paciente.