Gentio do Ouro: Inema realiza operação contra atividade de garimpo

Foto: Divulgação.

Foram apreendidos equipamentos como aparelhos detectores de ouro, motores, além de outras ferramentas

Inema deflagrou, na tarde desta terça-feira (08), em Gentio do Ouro, operação para reprimir atividades de garimpo. De acordo com informações, foram apreendidos por fiscais do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), equipamentos usados para garimpagem como aparelhos detectores de ouro, motores, além de outras ferramentas.

Alguns garimpeiros buscaram a Câmara de Gentio do Ouro na manhã de sexta-feira (11) com o intuito de procurar ajuda para o impasse que estão vivendo. 

O procurador jurídico, Fagner Martins, ofereceu suporte e orientação no sentido da legalização de áreas com concentração de jazidas para devida exploração.

Em nova reunião, com representantes dos garimpeiros, estiveram presentes, além do presidente da câmara, o vereador Gilliard Henrique (PDT), os vereadores Neto de Adão (PDT) e Tales de Tenor (PSD)

Na ocasião, Gilliard destacou que "o Legislativo está de portas abertas para ajudar os garimpeiros e será um importante ponto de apoio para as demandas dessa classe batalhadora que é essencial para a economia do município".

IMPORTÂNCIA DO GARIMPO

Em Gentio do Ouro, o garimpo é uma atividade centenária e cultural, não por acaso, o topônimo é uma referência a grande quantidade de gente [gentio] - ou seja - os garimpeiros foram os primeiros a povoarem a região, dando origem ao nome do município.

Além disso, a atividade garimpeira é responsável pela maior parte da economia do município, para muitos, a única fonte de renda para o sustento familiar em duras, cansativas e arriscadas jornadas de trabalho - por essas e outras razões, a atividade garimpeira não pode ser marginalizada.