Grupo “Mãos que Acreditam” une pessoas por meio do artesanato em Xique-Xique e região

Fotos: divulgação.

A idealizadora do projeto Tânia Andrade realiza um destacado trabalho social e leva a bandeira do artesão por onde passa

O que era para ser apenas uma ideia entre três amigas do distrito de Nova Iguira, em Xique-Xique, município  situado à margem direita do Rio São Francisco, se transformou em um verdadeiro case de sucesso. A partir dessa iniciativa o trio começou a desenvolver alguns trabalhos ligados ao artesanato e ações sociais com realização de oficinas. Assim teve início a história do grupo "Mãos que Acreditam" que faz do trabalho manual surgir lindas peças.

O início de tudo aconteceu em 2019 onde foi realizada a primeira feira de artesanato, no dia das mães,  e de cara foi coroada com um grande sucesso de vendas e aceitação popular. Esse primeiro passo despertou o interesse de outros artesãos que se reuniam regularmente e de forma cada vez mais organizada marcavam presença em eventos e feiras. Atualmente existem 30 artesãos, sendo a grande maioria mulheres e apenas um homem compõem a equipe.

O projeto "Mãos que Acreditam" surge com a missão de promover a valorização dos trabalhos artesanais do município, contribuir para o aumento da renda familiar e realizar um trabalho social através das oficinas de artesanatos. Os novos artesãos, preferencialmente homens ou mulheres que estão precisando de uma fonte de renda ou complementar essa renda familiar, têm a oportunidade de aprender o ofício e a curto prazo comercializar seus produtos.

O divisor de águas do grupo "Mãos que Acreditam" foi quando elas decidiram participar de um grande evento da cidade de Xique-Xique, que é a tradicional Festa da Cidade. As artesãs se encheram de confiança e foram até o prefeito que teve a sensibilidade em dar o apoio necessário. A participação das meninas foi novamente um grande sucesso e a partir dessa iniciativa motivou o grupo a continuar ainda mais forte nessa caminhada. 

As pessoas interessadas em ingressar nas oficinas de artesanato, recebem todo o material necessário para seu aprendizado. Por conta da pandemia causada pela Covid-19, em 2020,  as atividades tiveram que ser interrompidas. As pessoas que desejarem adquirir algum produto do projeto "Mãos que Acreditam", ou contribuir de alguma forma, podem entrar em contato pelo WhatsApp: (75) 9 9867-6059. Apesar das restrições sanitárias, o grupo vem dando aulas por intermédio de um grupo de WhatsApp, totalmente gratuito, e também pelo Instagram @maosqueacreditam.

E vem novidade por aí, com o avanço da vacinação o trabalho presencial vai retornar. O grupo "Mãos que Acreditam" vai participar do grande evento “Os Sertões”, onde as meninas vão poder levar um pouco da história de Xique-Xique através do artesanato. E os desafios são muitos, pois as artesãs precisam de recursos para confecção de um banner para o evento e já estão arrecadando dinheiro através de uma rifa.

Quem quiser saber um pouco mais da história de cada artesão pode acessar o Instagram @maosqueacreditam, o projeto intitulado “Minha História” e lá já tem o depoimento de doze artesãos, imperdível.

Fonte: Central Notícia