Há males que vêm para o bem

Imagem ilustrativa.

MÔNICA BASTOS | Se tem algo que nós, seres humanos, desejamos, é nos afastar dos males da vida. No entanto, de acordo com certo ditado popular: “ Há males que vêm para o bem”.

Quando que os males vêm para o nosso bem? Quando uma situação, apesar de desagradável, dolorosa, consegue trazer consigo benefícios para a nossa vida.

Tal tema me faz lembrar da história de Saul, narrada na bíblia. Quando jovem, uma das jumentas do pai de Saul, havia se perdido. Seu pai o dá ordem para que ele pudesse, juntamente com outro rapaz, procurá-la. Ambos os rapazes passaram por muitas terras, porém, não a encontraram. Saul, logo entendeu que  eles teriam que voltar para casa, para não causar preocupação a seu pai; foi então que o rapaz que o acompanhava lembrou que na cidade próxima existia um homem que poderia ajudá-los, mostrando o caminho pelo qual deveriam seguir.

Eles procuraram por Samuel. O que Saul não sabia, é que Samuel já o esperava, pois um dia antes de Saul chegar, Deus falara a Samuel, que ele chegaria e quando isso acontecesse, Samuel  o ungiria a rei de Israel. Saul, já mais imaginou que o infortúnio ocasionado pelo desaparecimento da jumenta de seu pai, o levaria a uma vida tão gloriosa.

Podemos até não nos tornarmos reis ou rainhas ao sairmos em busca de jumentas perdidas, mas isso não nos impede de observarmos o lado positivo de certos  infortúnios que, às vezes, nos atinge.

Estamos vivendo um ano completamente atípico devido a pandemia do Covid-19, e apesar de todo esse caos, e de tantas notícias desagradáveis, muitas pessoas conseguiram se reinventar, e algumas delas descobriram talentos imagináveis. Durante a pandemia, muitas pessoas conseguiram ver na crise, uma oportunidade; algumas repensaram o negócio, criaram novas estratégias e buscaram conhecimentos.

Que possamos diariamente analisar com cuidado as situações as quais somos submetidos. Apesar de algumas delas serem bastante desagradáveis, podem trazer consigo beneficios. Afinal de contas, há males que vêm para o bem.