Habemus Bar

Bar Xique-Xique, em Xique-Xique (BA).

Hoje temos em Xique-Xique um bar completo, com um excelente atendimento, comida boa, de qualidade, em um ambiente acolhedor, agradável, perfeito para aquele encontro descontraído (...)

GUILHERME LAPA | No início era somente uma experiência. Sandro então resolveu atender a cobrança de alguns clientes e montou uma barraca na Festa da Cidade com a intenção de avaliar a aceitação para uma nova proposta de serviço, bem semelhante a que já vinha sendo desenvolvida em Salvador, no tradicional e festejado Bar Xique-Xique, localizado no centro da cidade.

Lá o sucesso do bar é indiscutível, já tendo sido vencedor do concurso “Panela de Bairro”, em 2015, e do “Comida di Buteco”, em 2017, e 3º colocado, em 2018. E aqui a barraca também foi um sucesso. Virou ponto de encontro entre as gerações, principalmente entre aqueles ávidos consumidores de uma boa cerveja gelada, um bom papo, ambiente saudável e de pratos da nossa culinária baiana.

Acho que mesmo sem intenção, a barraca na Festa da Cidade serviu também para resgatar uma tradição que não se via mais durante os festejos: a de que é possível realizar uma festa durante o dia, com atrações que possam movimentar a avenida, principalmente nas barracas, onde acontecia boa parte da festa antigamente.

A ideia então vingou, deu certo, e Sandro resolveu inaugurar o Bar Xique-Xique, na movimentada rua Rosa Baraúna, trazendo para a nossa cidade toda a sua experiência de anos em Salvador, desde quando trabalhava com o seu irmão Juvenal, em uma tradicional barraca na praia de Jardim de Alá, para tempos depois, montar a sua própria cabana, onde passou alguns anos, finalizando no seu bar, nos Barris, centro de Salvador.

Hoje temos em Xique-Xique um bar completo, com um excelente atendimento, comida boa, de qualidade, em um ambiente acolhedor, agradável, perfeito para aquele encontro descontraído, e que não faz inveja a bar nenhum de outras cidades, pois consegue aliar a um só momento a agitação da juventude nos dias de som ao vivo, com a própria boemia, tão essencial a muitos dos seus clientes, saudosistas dos antigos bares, a exemplo do “Status” e do “Ktspero”, e de outros que marcaram a nossa geração.

Vida longa ao Bar Xique-Xique, na cidade de Xique-Xique (BA).

Além disso, as comidas são um espetáculo: há moqueca, lambreta, caldo de sururu, de polvo, bolinho de bacalhau, dentre outros, e o meu preferido, o camarão encapotado, sem falar nos drinks, no chopp gelado, e nas diversas bebidas, algumas já personalizadas, tudo para agradar os seus frequentadores mais assíduos, ao som de artistas da nossa terra, dos mais experientes aos que estão iniciando sua trajetória musical. Todos têm voz e vez.

Bar Xique-Xique. Em Xique-Xique/BA.

Bem verdade que nada disso estaria acontecendo se não fosse o profissionalismo, a dedicação e o empenho de Sandro, que soube passar toda sua experiência para os seus familiares, que hoje levam à frente o Bar Xique-Xique, também com muita competência e carisma, parecendo até que já nasceram com tal predestinação.

Para completar o sucesso, acho que seria o momento de o Bar Xique-Xique promover um concurso entre os seus clientes para a escolha de um novo petisco, com a utilização de produtos locais, e que seja inovador, atribuindo a ele o nome do vencedor, a exemplo do que já é feito nacionalmente, com o objetivo de valorizar ainda mais a nossa cultura.

No mais, estamos bem servidos. Vida longa ao Bar Xique-Xique.