Hemograma: qual sua utilidade?

Imagem ilustrativa.

Felipe S. Lima | O hemograma completo é um dos exames mais requisitados pelos médicos. Isso ocorre por ele ser um exame de triagem muito importante, e apresenta relevantes informações sobre o paciente. E, em algumas situações, ele pode ser o ponto de partida para investigar doenças mais graves, mesmo antes do surgimento de sintomas.

O hemograma completo tem como finalidade avaliar a saúde em geral, de diagnosticar ou monitorar uma condição médica e o estado do paciente, como em situações de febres, inflamações e hemorragias, além de monitorar o tratamento médico que está sendo utilizado através do uso de medicamentos. A realização do exame é feita a partir da solicitação de um médico. É ele o profissional capacitado para monitorar com que frequência o exame deve ser realizado, respeitando o histórico de saúde do paciente.

O procedimento do exame é simples, exigindo apenas que o paciente vá até um laboratório para realizar a coleta de sangue. A princípio, não é necessário fazer jejum antes de realizar o hemograma completo; caso outros exames complementares sejam solicitados, aí, sim, o jejum é muito importante. Também não há contraindicações para a realização desse exame. Contudo, algumas circunstâncias podem alterar temporariamente o seu resultado. Por isso, é importante avisar sobre a utilização de medicamentos e não fazer o uso bebidas alcoólicas nas 48 horas anteriores a realização da coleta para o exame.

* Felipe S. Lima | Biomédico - CRBM-BA 08160.

CEMI - Laboratório: 74 9.9196-9259.