Idealização pode gerar frustrações

Ilustração.

THAÍSE ROCHA | Idealização são projeções, valores e ideais que formam e criam expectativas e desejos sobre como a pessoa amada deve ser. Quem idealiza, cria fantasias e anseios que consistem em atribuir a outra pessoa a qualidade de perfeição, características que, certamente, não correspondem ao que o indivíduo é. Ao ganhar intimidade, os sonhos ficam menos reais e a verdade aparece após um contato mais íntimo.

É comum que a pessoa ignore sinais e características importantes manifestadas no parceiro (a) e descarta as possibilidades, afim de manter a figura idealizada, vivendo o risco de um relacionamento de ilusão e irreal que, provavelmente, não durará muito. Diante disso, o resultado real daquilo que se idealiza pode ser desastroso, gerando muitas frustrações.

Primeiramente, é necessário entender que a idealização sobre algo, ou alguém, foi sua; a responsabilidade sobre isto, portanto, é mais sua do que do outro. Ou se responsabiliza e muda, ou tudo se repete.

A idealização é importante para o processo e concretização do desejo na vida do ser humano, porém, não devemos apenas fixar em nossas fantasias. ‘É necessário idealizar o real que se vê, e realizar o ideal que se sente’ - Alexandre Dumas (Filho).