Inaugurado novo fórum da Comarca de Gentio do Ouro

Imagens: Ascom Prefeitura de Gentio do Ouro.

"Ver vocês aqui hoje, criando mais este acesso, não tem preço. Vai ficar marcado na história de nosso Município, e no coração de cada gentiourense", disse o prefeito do Município

A inauguração do novo fórum da Comarca de Gentio do Ouro, Edésio Rocha, na manhã desta terça-feira (18/01), representou uma importante vitória para o povo do município de Gentio do Ouro e, encerrou, de vez, o temor antigo de que a comarca fosse transferida para a vizinha Xique-Xique, distante quase 100 km.

A cerimônia contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Lourival de Almeida Trindade. O magistrado fez questão de destacar os esforços do prefeito Robério Cunh, e do desembargador Eserval Rocha, pela manutenção da Comarca no Município. “Gostaria de [tornar público], os esforços que foram empreendidos à época, por parte do prefeito aqui presente, e pelo desembargador Eserval Rocha”, disse. O presidente TJBA lembrou, também, como o chefe do Executivo Municipal tomou a iniciativa, através de ofício enviado ao órgão, em batizar o novo Fórum com o nome do primeiro prefeito da cidade.

O prefeito Robério Cunha comemorou a conquista do Fórum e lembrou que, como advogado, acompanhou, de perto, as dificuldades dos profissionais do Direito no Município: "Hoje é um dia de festa em nossa cidade. Nós militamos muito, não só eu, mas a Câmara de Vereadores e a Sociedade Civil que viu uma comarca nascer aqui, e convivia com este fantasma de agregar ou extinguir. Temos mais de mil processos na comarca, e temos distritos como a Pituba, que fica a 60 km da sede. Imagine o transtorno que seria para as pessoas desta comunidade ir em busca de Justiça. Se viesse a agregar ou extinguir, seria como negar a Justiça às pessoas que mais precisam. Ver vocês aqui hoje, criando mais este acesso, não tem preço. Vai ficar marcado na história de nosso Município, e no coração de cada gentiourense", disse o prefeito.

Aos 80 anos, a irmã do desembargador Eserval Rocha, lembrou a luta do irmão para manter a comarca na cidade. "Sempre disse a ele que ele tinha voz, e que precisava fazer valer sua voz para manter a comarca aqui", diz Dona Ezeir. Nascido em Morro do Chapéu, Edésio Rocha viveu a vida no Distrito de Santo Inácio e foi o primeiro prefeito do Município, tendo governado a cidade no período entre 1947 e 1951.

Ascom Prefeitura de Gentio do Ouro.