Índia vs. Paquistão no Brave CF: MMA poderá ser uma solução para os países rivais?

O MMA é o único esporte que consegue comportar, em uma mesma arena pessoas dos mais diferentes credos e religiões

*ORIOSVALDO COSTA | O esporte é uma das saídas para a humanidade e o MMA, definitivamente, também deve ser incluído nesse conjunto, até por ser a modalidade esportiva que mais cresce em todo o mundo.

O MMA é o único esporte que consegue comportar, em uma mesma arena pessoas dos mais diferentes credos e religiões, tais como muçulmanos, cristãos e até mesmo ateus, competindo nesta modalidade que permite a utilização de socos, chutes, quedas, chaves, estrangulamentos e imobilizações com espírito esportivo e, o mais importante, sem inflamar a plateia com violentas paixões.

Esse expediente está sendo agora utilizado por alguns poucos países com um histórico de beligerância e rivalidade feroz e cujo principal objetivo é diminuir a tensão e a rivalidade entre si.

O Paquistão e a Índia sofreram um dos conflitos mais intratáveis do planeta, com quatro guerras e incontáveis incidentes e escaramuças desde a Segunda Guerra Mundial. A diplomacia esportiva proporcionou um grande avanço quando, em 2004, a equipe de críquete da Índia fez uma turnê pelo Paquistão. Em seguida, começou uma série de séries de testes recíprocos, que abruptamente cessaram após os ataques de 2008 em Mumbai. Nenhuma série de jogos testes foi realizada entre os dois países desde então.

Contudo, na sequência, já em 2016, no WSOF-GC: World Series of Fighting Global Championship 3, nas Filipinas, Uloomi Karim, do Paquistão, derrotou Yadwinder Singh, da Índia, e os lutadores ergueram a bandeira do outro país. “A paz ganhou naquele dia”, disse Karim.

No Brave Combat Federation 17, em Lahore, o primeiro evento internacional de MMA no Paquistão, Mehmosh Raza  conhecido como ‘the renegade’ estabeleceu o recorde de ‘luta mais rápida’ na promoção (23 segundos) e enviou uma forte mensagem para a comunidade indiana de MMA. “O Islã é uma religião sobre amor, é uma religião sobre paz”, disse Raza à multidão. “É para isso que estamos aqui - para espalhar o amor e espalhar a paz”.

Então Mehmosh Raza disse à multidão, e à administração do Brave, exatamente o que ele quer - “Promovam-me em uma luta entre nações. Paquistão contra a Índia. Quem quer ver isso!?”

O possível confronto poderá ter lugar no Brave CF 20 que será realizado na Índia, no dia 22 de Dezembro, no Gachibowli Indoor Stadium, em Hyderabad.

O evento terá uma série de lutas entre a Índia vs. o resto do mundo, incluindo Kantaraj Agasa contra Jalal Al Daaja, Abdul Muneer contra Ali Qaisi e Keith Lee contra Angad Bisht

Ali Sultan, co-fundador da Team Fight Fortress, declarou: “Parabéns para o Brave Combat Federation por outro evento de sucesso. O Brave 20 será realizado na Índia e eu gostaria de ver um lutador do Paquistão no card, isso será um grande passo para promover o MMA em grande escala nos dois países”.

Quando isso acontecer, independente do resultado da luta, seja uma vitória, uma derrota ou mesmo um empate, você poderá ver os lutadores se abraçando como irmãos após a luta e, ao fazê-lo, eles começarão a levar os povos de seus países junto com eles, todos unidos em um só espírito: a promoção da paz.