Inovações do Google: Evento marca a estreia de soluções com muita inteligência artificial

Imagem ilustrativa.

GRACIELA PELEGRINI | Nos últimos meses, no mundo da tecnologia, não se falou em outra coisa, além da IA - Inteligência Artificial do ChatGPT, criado pela OpenAI. Isso fez com que a plataforma tivesse um crescimento muito expressivo, por consequência, grandes empresas de tecnologia, como o Google, se esforçaram para melhorar suas próprias inteligências artificiais.

Embora o Google tenha mantido a descrição até agora, na reunião anual que teve com desenvolvedores no último dia 10 de maio, mostrou para o mundo que também tem grandes planos com a IA. Na conferência que aconteceu em São Francisco, na Califórnia, chamada de Google I/O, o Google demonstrou que vai usar a tecnologia de inteligência artificial em quase tudo que desenvolver.

Dentre as novidades apresentadas, separei algumas para nossos leitores.

Na parte de hardwares, o Google apresentou o Pixel Fold, um smartphone dobrável, extremamente fino, com muita memória e espaço de armazenamento, já à venda nos EUA.

Outro smartphone lançado no evento foi o Pixel 7a, uma alternativa mais econômica com design similar aos modelos Pixel 7. Outra novidade foi o Google Pixel Tablet, um tablet com tela de 11 polegadas e som estéreo, cujo destaque vai para a bateria com duração de até 12 horas em streaming de vídeo.

Na parte de softwares inúmeras foram as novidades do Google. O Google Maps agora conta com um modo de visualização imersivo que utiliza IA para fornecer detalhes minuciosos e dados previstos sobre rotas como vagas de estacionamento e ciclovias. O Gmail também recebeu a função "Help me Write", que usa IA para redigir e-mails automaticamente. Já o Google Fotos apresentou o recurso de edição "Magic Editor", que permite fazer alterações complexas em fotos com o uso de IA.

Outra ferramenta tradicional do Google também sofrerá alterações. O buscador do Google recebeu uma IA generativa, proporcionando respostas em estilo conversacional, como é feito pelo concorrente ChatGPT.

Finalmente, a IA Bard do Google, que proporciona resultados mais completos com imagens e descrições, foi disponibilizada para mais de 180 países.

Além das novidades já apresentadas no Google I/O 2023, a empresa também divulgou atualizações significativas para o Android Automotive OS, seu software para carros inteligentes.

Essas inovações enfatizaram o compromisso da gigante da tecnologia em expandir a integração de sua IA e sistemas operacionais em diversos aspectos da vida cotidiana, agora incluindo o setor automotivo. Por trás de tudo isso, ferramentas que devem facilitar nossas vidas e manter a Big Tech no comando.