Inteligência artificial. Mocinha ou vilã?

Imagem ilustrativa.

GRA PELEGRINI | O artigo de hoje é novamente sobre a queridinha do momento na tecnologia, a Inteligência Artificial, ou simplesmente IA. Utilizada em várias áreas, como finanças, saúde, transporte e varejo, suas aplicações vão desde chatbots de atendimento ao cliente, até sistemas de diagnóstico médico e de previsão do tempo. A tecnologia também tem sido utilizada para aprimorar a segurança em diversos setores, como aeroportos, bancos e sistemas de vigilância.

Na contramão de muitos "anti tecnológicos" a IA também pode melhorar a qualidade do trabalho, automatizando tarefas rotineiras e mundanas, liberando mais tempo para que os trabalhadores possam se concentrar em tarefas mais criativas e estratégicas. Além disso, a tecnologia pode ajudar a melhorar a eficiência e a produtividade, o que pode levar a um aumento na demanda por trabalhadores especializados. Fato é: a IA certamente vai substituir alguns empregos. Entretanto, quem souber como usá-la terá uma vantagem competitiva no mercado de trabalho. Afinal, tecnologias como a inteligência artificial estão transformando a maneira como as empresas operam e criando oportunidades de emprego. 

No lado sombrio da IA nos deparamos com o fato dela ainda possuir algumas limitações. Uma delas é a dificuldade de compreender o contexto e a subjetividade humana. Embora a IA seja capaz de analisar grandes quantidades de dados, ela ainda tem dificuldade em entender emoções, nuances e sutilezas da comunicação humana. Além disso, a inteligência artificial pode ser enviesada e apresentar resultados injustos ou discriminatórios, o que pode ser um problema em áreas como recrutamento, empréstimos bancários e justiça criminal. 

É bom ressaltar que a IA não é uma solução mágica para todos os problemas do mercado. Como em qualquer mudança tecnológica, é provável que alguns empregos sejam deslocados ou eliminados, enquanto outros serão criados. É importante que trabalhadores estejam prontos para se adaptar às mudanças e adquirir as habilidades necessárias para trabalhar com novas tecnologias. Quem souber como usá-las terá uma vantagem competitiva no mercado de trabalho. 

Apesar desse cenário promissor entre IA, é bom lembrar que ela não pode substituir completamente a interação humana. A conexão entre as pessoas é fundamental para nossa saúde mental e emocional, além de ser necessária para a construção de relacionamentos significativos. Encontrar um equilíbrio entre o uso da tecnologia e a interação humana é fundamental, e se você não quer ser substituído por uma máquina, não aja como uma.