Investimento na saúde oftalmológica

Infere-se portanto, que mudanças devem ser feitas para garantir assistência oftalmológica de qualidade.

*LEANDRO AMARAL | Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, e por 48% dos casos no Brasil. Apesar disso, e com toda tecnologia disponível, estes números não vem sofrendo mudança significativa a favor dos pacientes. Diante dessa perspectiva, convém a criação de subterfúgios para resolver, ou minimizar esse potencial fator de restrição social e profissional.

A boa visão é um dos principais fatores contribuintes para a qualidade de vida do ser humano. Devido ao aumento da expectativa de vida, presume-se que estratégias para o combate de doenças degenerativas tenham sido adotadas por todo o País. No entanto, a realidade é bem diferente e a cegueira/baixa visão são responsáveis por muitos anos perdidos de trabalho, restrição de atividades sociais e aumento dos custos da saúde devido aos diversos tipos de acidentes.

Infere-se portanto, que mudanças devem ser feitas para garantir assistência oftalmológica de qualidade. O governo deve ampliar a alocação de recursos para a saúde visando ofertar assistência oftalmológica contínua com a realização de procedimentos cirúrgicos conforme houver necessidade. A adoção dessas ações levará a melhora na qualidade de vida das pessoas, aumento do tempo de produtividade, redução de custos para a saúde e impulsionando, de forma secundária, a economia.