Irecê: Cantor Asley estreia o "Gonzaga in Folk" em dezembro no Colégio Modelo

Cartaz divulgação.

Nesta nova proposta, o artista entrega ao público releituras de grandes sucessos de Luiz Gonzaga, a partir da estética da música folk, country e blues.

O Gonzaga in Folk começa com a idealização e o desejo do cantor, compositor e produtor cultural Asley de apresentar para o público um espetáculo que reafirme o valor e a representatividade de Luiz Gonzaga em uma nova roupagem musical/linguagem que favoreça as cadências e as riquezas melódicas e harmônicas da obra do “Rei do Baião”, por meio de arranjos moldados dentro da estética da música Folk e Folk Rock, gêneros esses que já são desenvolvidos pelo jovem artista em seu material autoral e de covers.

Nesta nova proposta do cantor, será mantida a valorização dos instrumentos de corda, mais especificamente os violões com cordas de aço em tensões mais altas, além das marcações de contrabaixo remetendo aos compassos do blues e do country, dois gêneros que influenciaram a estética da música folclórica estadunidense, e que demonstram ser congêneres com outros ritmos, como por exemplo: o baião de Luiz Gonzaga. A intenção do espetáculo também vai adiante da homenagem, pois anseia transmitir a universalidade da música e as similaridades que existem no sentimento bucólico de diferentes povos, estejam eles no Brasil ou em outros países.

Para tanto, a região de Irecê torna-se a “terra natal” deste projeto, pois além de estar localizada no semiárido baiano, também conserva ao longo de sua história (assim como diversas outras cidades da região nordeste do país) costumes e tradições inerentes ao povo nordestino, dentre eles, o reconhecimento e a reverência diante de toda a obra de Luiz Gonzaga, seja na sua música ou na importância do seu arquétipo. Mesmo preservando a simplicidade da herança do homem do campo, a região paralelamente firma sua relação com o desenvolvimento econômico, educacional e social, dialogando com a modernidade dos dias atuais e ratificando-se como uma das regiões mais importantes do estado da Bahia. Portanto, indo além das questões econômicas, a microrregião de Irecê também é uma região que demanda a execução de espetáculos que enalteçam, cada vez mais, o legado de ícones que escreveram e escrevem na historia do Brasil o significado de ser sertanejo, entre outras iniciativas dentro do setor cultural: cinema, teatro, dança etc.

O espetáculo

Com data prevista de estreia para o mês de dezembro, no auditório do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, o espetáculo musical contará com a colaboração de diversos músicos e uma estrutura de palco capaz de entregar ao público uma experiência imersiva, sensorial e, acima de tudo, emocional. Para tanto, serão montados cenário e iluminação que irá se harmonizar com os novos arranjos criados para cada canção apresentada no show. A missão é oferecer à audiência uma atmosfera onírica inesquecível.