Irecê: Empresário aumenta produtividade e reduz desperdícios após solução do Sebrae

Foto: divulgação.

Parar, planejar e reavaliar. Esse foi o caminho percorrido por Wégino Mendes Tavares, designer gráfico de embalagens, e proprietário da empresa Terracota embalagens, em Irecê. Desde cedo, ele trabalhou com a pai, que, há 30 anos, já estava no ramo de embalagens para produtos agrícolas. Antes, as caixas que o pai produzia eram feitas de madeira, mais pesadas, difíceis de armazenar e com matéria prima escassa. Avaliando o mercado e acompanhando a evolução do setor, Wégino decidiu inovar.

Além de criar as próprias embalagens, com todo o processo de arte, impressão e acabamento, o empreendedor investiu em capacitação. Buscou o Sebrae para orientação, e, em 2018, participou do Empretec. “Eu sempre fui apaixonado por embalagens, e estava com a ideia da empresa na cabeça, mas o seminário Empretec me ajudou a escolher as rotas mais eficazes. Foi um período de muita descoberta e conhecimento das minhas habilidades empreendedoras”, disse Wégino.

No início da sua empresa, Wégino produzia as embalagens de forma terceirizada em uma grande empresa de Salvador. Depois adquiriu impressora, aprimorou o chão de fábrica, instalou os equipamentos, capacitou os colaboradores, garantiu o fornecedor de papelão e começou a produzir as suas embalagens para cenoura, tomate e pinha, totalmente dentro da sua empresa. “Eu sempre tive certeza que iria ter o meu negócio, mas ainda tinha algumas dúvidas que consegui sanar com a ajuda do Sebrae”.

Wégino conta que no Sebrae e começou a participar do programa Lean. “No primeiro momento já descobri que tinha montado de forma errada a minha impressora e não estava rodando na sua capacidade máxima. Com isso, eu estava deixando de produzir. Um engenheiro de processo enviado pelo Sebrae me acompanhou durante meses nessa adequação do espaço, e hoje a empresa está rodando 100% de forma otimizada”, comemora o empreendedor.

Diversificado e sustentável

Seguindo todo o passo a passo das consultorias oferecidas pelo Lean, Wégino aumentou o seu leque de produtos, e já oferece outros formatos de embalagens. “Acabamos de inserir a caixa para morangos e frutas vermelhas, já que a nossa região, a Chapada Diamantina, está tendo uma grande demanda para essas frutas. Entrego também outros formatos como caixa de manga, para a região de Juazeiro e Petrolina, e outros modelos para o Oeste do estado”, ressalta.

O próximo passo de Wégino é entrar no mercado de embalagens para indústria e comércio. “Meu foco sempre foi embalagens para produtos da agricultura, mas a pandemia nos trouxe essa necessidade de compras online e delivery. Neste primeiro momento, vamos investir também em embalagens para pizza. Já temos a capacidade para produzir 10 toneladas diariamente, e pretendemos aumentar essa produção ”, concluiu.

A empresa Terracota Embalagens também pensa na sustentabilidade, e está aprimorando a prática do resíduo zero “ A nossa sobra de papelão, que são chamadas de aparas, são todas prensadas e acomodadas de uma forma que volta para as fábricas de produção de papelão. É uma logística reversa muito importante para o nosso meio ambiente”, diz.

Para a gestora de projetos do Sebrae em Irecê, Rosiane Cordeiro, a busca por inovação e novas oportunidades deve ser constante, e o empreendedor que investir em capacitação será destaque no seu segmento. “ É importante estar antenado nas mudanças do mercado e se adequar a elas. A ferramenta Lean faz essa leitura do momento atual da empresa e ajuda o empresário a conhecer as etapas que não agregam ao negócio, além de eliminar perdas”, enfatiza a gestora.

Despertando para o Lean

A filosofia do Lean significa menos desperdício e mais valor e busca aumentar a eficiência das micro e pequenas empresas, através da implementação de práticas de produção enxuta, com foco na eliminação de desperdícios e aumento da produtividade. Os princípios dessa metodologia ensinam sobre o valor na ótica do cliente, a conhecer as etapas que não agregam ao negócio e, também, a eliminar perdas. O empreendedor vai entender como implantar o fluxo, aplicar a melhoria contínua e aprender sobre seu processo produtivo.

Fonte: Ascom - Sebrae Irecê