Irmãs Salvatorianas recebem homenagem pelos 30 anos de missão e evangelização em Xique-Xique/BA

Divulgação.

No dia 12 de setembro (2019), as Irmãs Salvatorianas receberam uma Moção de Congratulação da Câmara de Vereadores de Xique-Xique, Bahia, pelos 30 anos de evangelização a comunidade xiquexiquense. A moção, de autoria do vereador Mirlam de Oliveira Sampaio, destacou que “evangelizar as pessoas é difícil, mas elas conseguiram nestes 30 anos está aqui junto a comunidade Xique-Xique. Os vereadores se sentem honrados de estarem homenageando essas guerreiras que fizeram e fazem no dia a dia da nossa comum Xique-Xique.”

Durante a cerimônia, Pe. Cláudio Nogueira, Administrador Paroquial da Paróquia Senhor do Bonfim, do município de Xique-Xique, enfatizou que “foram quase 30 irmãs que ao longo desses 30 anos passaram em Xique-Xique, apostando de maneira especial na evangelização do povo, no cuidado com a vida, na promoção da vida, vivendo os clamores, as labutas, vitórias e esperanças do nosso povo”.

A moção foi recebida pessoalmente pelas Irmãs Salvatorianas que estão atualmente em Xique-Xique – Ir. Catarina Zagonel, Ir. Evanir Brugali e Ir. Leontina Klafke. Na oportunidade, Ir. Leontina agradeceu em nome da Província Santa Catarina: “É uma alegria para nós recebermos essa moção na Câmara de Vereadores. E também, agradecer por todo o trabalho realizado pelas irmãs que passaram por esta terra, porque foram muitas as irmãs que passaram por aqui e, os frutos que a gente percebe são as muitas lideranças que estão sendo formadas desde quando as irmãs chegaram aqui em Xique-Xique”.

30 anos de Missão Salvatoriana em Xique-Xique/BA

Quando as Irmãs Ermida Contini, Vice Coordenadora Provincial e Maria do Carmo Ballardin chegaram a Xique-Xique/BA, no mês de junho de 1989, foram hospedadas na Comunidade Religiosa das Irmãs de Jesus da Santíssima Eucaristia, as quais foram acolhidas com carinho e alegria.

Em 03 de julho de 1989, foi fundada a Comunidade Mãe dos Oprimidos em Xique-Xique, com o objetivo de realizar a formação de jovens baianas à Vida Religiosa Salvatoriana e trabalhar na Pastoral Paroquial e Missionária. Esteve presente na abertura oficial da Comunidade, Irmã Ermida Contini, Vice-coordenadora Provincial e Irmã Maria do Carmo Ballardin, que assumiu o serviço de formadora das Aspirantes Salvatorianas.

A arrumação da casa para receber as primeiras Aspirantes Salvatorianas foi intensa, mas tudo transcorreu na normalidade e no sacrifício, pois a realidade era carente e seus limites geográficos distantes. As primeiras Aspirantes Salvatorianas Baianas foram: Silvina Macedo Araujo, de Baixa Grande/BA, Juvenildes Torres da Silva, de Gentio do Ouro/BA, e Maria Aparecida Alves Santana, de Bom Jesus da Lapa/BA.

Na medida que as Irmãs e Formandas Salvatorianas estavam se adaptando e tomando pé da realidade, elas foram apresentadas a comunidade Xiquexiquense, na Igreja Matriz Senhor do Bonfim, por frei Rutivalter Alves de Brito, onde tiveram a oportunidade de compartilhar com todos a missão que vinha sendo realizada nos bairros BNH, São Lourenço, Itaguaçu da Bahia e outros bairros da cidade e comunidades do interior. Desde o início, a Irmã Maria do Carmo se envolvia nos encontros das Lideranças da Paróquia, bem como assessorava o estudo junto aos catequistas e os encontros dos grupos de jovens.

As três Irmãs Salvatorianas que iniciaram esta missão foram: Maria do Carmo Ballardin, Maria Simionato e Zélia Dal RI (in Memoria). Depois, ao longo do tempo, vieram muitas outras Irmãs e Formandas. No decorrer dos 30 anos, atuaram na Comunidade Salvatoriana Mãe dos Oprimidos em Xique-Xique/BA, 26 Irmãs Salvatorianas, as Irmãs que estão atualmente nesta Comunidade em missão são: Laide Evanir Brugali e Leontina Klafke.

São 30 anos de missão, em que a atuação missionária das Irmãs Salvatorianas acontece por meio de ações como: Evangelização; Formação de Lideranças; Projetos Sociais; Assessoria de Pastorais e Movimentos; Acompanhamento às Comunidades Eclesiais de Base; Visitas às Famílias; Curso de Teologia para Leigos; Celebrações nas Comunidades e Pastoral Vocacional. Tendo como principal missão de anunciar o único Deus verdadeiro, e tornar conhecido e amado Jesus nosso Divino Salvador.