Itaberaba e Xique-Xique têm casos suspeitos de varíola dos macacos na região

Imagem: P.M. de Xique-Xique

O atual surto de Monkeypox foi decretado, ainda no dia 23 de julho deste ano pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como emergência de saúde pública

Os municípios de Itaberaba e Xique-Xique são os únicos da Chapada Diamantina a terem casos suspeitos de varíola dos macacos, segundo boletim epidemiológico divulgado na noite de quinta-feira (4) pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

O atual surto de Monkeypox foi decretado, ainda no dia 23 de julho deste ano pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como emergência de saúde pública de importância internacional. Já são mais de 16 mil casos confirmados em 75 países da doença que se espalhou em maio deste ano.

Em Itaberaba, são quatro casos, sendo três ainda enquadrados como suspeitos e um descartado. Já em Xique-Xique, há apenas um caso, que ainda está na condição de caso suspeito por equipes médicas.

Os sintomas mais frequentes são febre, dor nas costas e cefaleia. A transmissão pode ocorrer por contato direto com o sangue, fluidos corporais, lesões cutâneas e ingestão de carne mal cozida, assim como pode ocorrer por secreções respiratórias, objetos contaminados e lesões na pele.

O período de incubação da doença é, em média, de 6 a 13 dias, podendo variar de 5 a 21 dias, sendo recomendado o isolamento e observação das pessoas infectadas por 21 dias. Na Bahia, já são 158 casos, sendo 52 descartados, 90 suspeitos e 16 confirmados. Os confirmados são residentes de Salvador (12 casos), Santo Antônio de Jesus (2), Cairu (1) e Ilhéus (1).

Fonte: Jornal da Chapada.

PUBLICIDADE # Farmácia do Vaqueiro / Xique-Xique-BA.