Itaguaçu da Bahia: Polícia Ambiental resgata macaco bugio em cativeiro

Foto: reprodução.

O dono da fazenda informou que o macaco apareceu em sua propriedade, sendo acolhido temporariamente pelo caseiro após ter sua presença denunciada pelos cães da propriedade

A Polícia Militar Ambiental resgatou, no último (5), um macaco da espécie bugio, que era mantido irregularmente em cativeiro em uma fazenda na comunidade de Melancia – interior do município de Itaguaçu da Bahia.

A polícia acredita que o animal tenha sido abandonado por conta das ações de fiscalização que acontecem na região de Irecê.

O dono da fazenda informou que o macaco apareceu em sua propriedade, sendo acolhido temporariamente pelo caseiro após ter sua presença denunciada pelos cães da propriedade.

A equipe da CIPPA/Lençóis, em cumprimento ao que lhe é determinado com o compromisso de manter a preservação da fauna e a proteção dos animais silvestres, prontamente respondeu ao chamado para resgatar o bicho. Ao analisar o animal, constatou-se que ele apresentava características de ter convivido com seres humanos, sugerindo que provavelmente foi mantido como animal de estimação ou submetido ao uso indevido em atividades de entretenimento.

O macaco foi conduzido até a base da Organização Policial Militar – OPM e de lá será encaminhado ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, onde receberá os cuidados necessários para sua saúde e bem-estar. Esse procedimento visa evitar qualquer exposição desnecessária a patógenos e garantir sua adaptação às novas condições.

Em seguida, o animal passará por um processo de readaptação sob os cuidados de especialistas. Durante esse período, será avaliada a possibilidade de reintegrá-lo à vida livre na zona da mata, respeitando seu bem-estar e segurança.

A Polícia Militar Ambiental reitera o compromisso com a proteção da fauna e da flora, e agradece a colaboração da comunidade em acionar as autoridades quando se depararem com situações que envolvam animais silvestres em risco ou em ambiente inadequado.