Mais de 500 pets serão castrados em mutirão, na cidade de Irecê/Ba.

Irecê/Ba.

As cirurgias terão início nesta próxima quinta-feira (15)

A primeira etapa do mutirão de castração em Irecê contemplará 543 pets, entre cães e gatos. As cirurgias terão início nesta próxima quinta-feira (15), conforme anunciado pelo secretário municipal de Assistência Social, Moisés Filocre.

Nesta fase inicial, a prioridade será dada aos cães em situação de rua e aos cães comunitários. Este último grupo inclui aqueles que, embora não tenham donos, recebem cuidados de moradores, sem necessariamente serem levados para dentro de casa. A ideia é que o programa de castração aconteça em diferentes períodos ao longo do ano, conforme ressaltado pelo secretário.

PÓS-OPERATÓRIO

Após a realização das castrações, todos os pets serão acolhidos na antiga Escola Rural em Itapicuru, onde passarão 15 dias em recuperação pós-operatória. Moisés destacou que uma equipe de veterinários e auxiliares estará disponível para prestar assistência durante esse período.

CENTRO DE PROTEÇÃO ANIMAL

Outra informação relevante é que o Centro de Proteção Animal já está sendo viabilizado pela prefeitura. Localizado na Vila Agrícola, no povoado de Três Marcos, o espaço contará com uma estrutura ampla, incluindo berçário, centro cirúrgico e demais instalações necessárias para abrigar os pets. Moisés ressaltou que o Mercadão é uma das áreas com maior concentração de cães na cidade.

BEM-ESTAR

A castração é uma fundamental para garantir o bem-estar dos pets e controlar a população animal de forma responsável. Além de prevenir doenças e comportamentos indesejados, como marcação de território e agressividade, a castração contribui para reduzir o número de animais abandonados.