Mais um Patrimônio Cultural Ameaçado

Fotos e texto: Layno Sampaio Pedra.

Nos últimos anos, por diversas vezes Xique-Xique viu imóveis históricos sendo ameaçados de demolição. E, novamente, a cidade está diante de mais uma ameaça. Dessa vez, o imóvel com os dias contados é o prédio da antiga cantina pública, localizado na Rua Aurora, bem no centro da cidade.

A cantina é um imóvel que pertence ao poder público municipal, e em seu lugar, está prevista a construção de um novo prédio público. Embora tenha os requisitos necessários para ser tombado como patrimônio cultural da cidade, o imóvel não possui qualquer proteção e está abandonado há muitos anos, o que demonstra total descaso da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e inoperância do Conselho Municipal de Cultura.

Fotos: Layno Sampaio Pedra.

As tentativas de demolição de imóveis históricos na cidade têm sido comuns nos últimos anos. No entanto, o que torna o caso da cantina mais absurdo é que a demolição está sendo planejada pela própria prefeitura, instituição que deveria prezar pela valorização do patrimônio cultural da cidade, conforme determina a constituição federal e a lei orgânica municipal.

Essa não é a primeira vez que o poder público age contra a cultura de Xique-Xique. A prefeitura já chegou a cancelar o tombamento de um imóvel histórico apenas para permitir a sua derrubada. O descaso da gestão municipal com o patrimônio cultural da cidade é alarmante.

Certamente, o Município possui outros espaços onde o novo prédio pode ser construído. O que falta é sensibilidade por parte dos gestores para reconhecer a importância do patrimônio cultural e trabalhar pela sua preservação e valorização.

Texto: Layno Sampaio Pedra.

PUBLICIDADE # Xique-Xique-BA. Clica aí!